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Como crescer no Instagram? | 10 dicas de especialistas em redes sociais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2024 às 06h00

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Reprodução/Mohamed_hassan/Pixabay
Reprodução/Mohamed_hassan/Pixabay
Tudo sobre Instagram

Existem muitas maneiras de crescer no Instagram, divulgar sua empresa, serviço, ser reconhecido como influenciador ou referência na sua área. Contudo, algumas estratégias que podem ajudar a ganhar seguidores, mas outras podem jogá-lo no esquecimento do algoritmo. Para saber o que fazer, conheça 10 dicas de especialistas para ampliar seu alcance no Instagram.

10 dicas para crescer no Instagram de forma orgânica

Existem diversas formas de atingir seu público no Instagram. É possível ganhar destaque promovendo conteúdo com anúncios, mas as dicas fornecidas pelos especialistas entrevistados pelo Canaltech funcionam tanto para conteúdo orgânico quanto para conteúdo pago.

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1. Faça Reels

O Instagram mudou a forma de operar após a chegada do TikTok e a popularização dos formatos de vídeos curtos como stories e Reels cheios de ferramentas de efeito e edição cheias de recursos envolventes. “O conteúdo audiovisual tem mais retorno do que apenas fotos. Por isso, abuse dos vídeos tanto em reels, quanto em stories. Se o conteúdo for bom, o engajamento é certo”, explica ao Canaltech a especialista em marketing digital e business intelligence Patricia Ladeira.

Então, aproveite os recursos de mídia do Instagram para incrementar seus vídeos com músicas e efeitos. Outra dica importante: use legendas — além de ajudar na acessibilidade, muitas pessoas não começam ouvindo o áudio dos vídeos enquanto estão descendo a tela. Uma legenda criativa no início do vídeo pode despertar interesse.

2. Seja objetivo nos Reels

Na hora de produzir seus Reels, traga uma informação que desperte curiosidade, interesse ou identificação do público logo no início.

“Seu Reel pode ter de 15 a 90 segundos de duração, mas os primeiros 5 segundos é o que conta. Você cativa o público nestes primeiros segundos de vídeo” explica ao CT a especialista em growth Larissa Ilaides, gerente de produtos digitais do Grupo Massa.

Montar um roteiro simples para organizar ideias pode ajudar a não perder os preciosos primeiros segundos de um Reel.

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3. Capriche nos Stories

Assim como os Reels, os Stories funcionam com uma ferramenta de conexão para cativar pessoas. Você pode criar um conteúdo mais pessoal, de produção mais simples que pode mostrar algo que esteja acontecendo no momento. Desde uma visita a determinado lugar ou um vídeo de opinião.

O Instagram não informa quantos stories você deve postar por dia. É necessário ser ativo para seu público e agradar o algoritmo, mas não se deve exagerar. Segundo Ilaides, o público costuma ver até quatro stories por perfil até que isso se torne cansativo.

4. Crie um perfil profissional

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O Instagram tem uma opção chamada “Criar perfil profissional” — mas calma, não significa que você deve transformar seu Instagram no perfil do LinkedIn. A função permite explorar diversas ferramentas extras na plataforma e pode ser útil para ajudar sua conta a crescer.

Ao criar um perfil profissional, você tem acesso ao “Instagram Insights”, recurso que informa dados importantes, como métricas de alcance e engajamento.

É possível conferir quantas pessoas viram ou interagiram com o seu conteúdo, se o número de seguidores aumentou ou diminuiu em um período, horários que pessoas costumam ver seus vídeos e fotos, entre outras métricas que ajudam a definir estratégias.

Além disso, há ferramentas para agendar posts e auxiliar na produção de conteúdo patrocinado.

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5. Utilize CTAs

CTA é uma sigla em inglês para “Call to Action” ou “Chamada para a ação”. São aquelas perguntas que você pode fazer no final de um vídeo ou post para gerar interação do público.

Redes sociais são ambientes de conversação e troca, por isso é bom quando uma  postagem não acaba nela mesma e gera alguma discussão — e um bom CTA pode ajudar. 

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Entretanto, como explica ao Canaltech, o mestre em comunicação pública Felipe Barreto, coordenador das redes sociais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, é preciso ficar atento para usar esse recurso de forma correta.

“Perfis que tornam seus CTAs uma simples chamada de venda não convencem. É preciso oferecer algo relevante, que motive o seguidor a cumprir o que você está pedindo”, explica o especialista.

5. Otimize sua bio

A bio é o primeiro contato do visitante com o seu perfil — pense na capa de um livro que precisa ser bonita e organizada. Escolha uma foto bem enquadrada que destaque seu rosto ou permita o reconhecimento da sua marca.

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Se você usa o perfil para divulgar produtos ou serviços, colocar o Linktree no Instagram pode ser uma opção interessante para agrupar vários contatos como um site de vendas ou outras redes sociais em um só lugar. Você também pode editar a bio e inserir elementos como avatares ou alterar sua categoria de perfil.

Se você quer criar uma autoridade pessoal, monte uma bio que reflita exatamente quem você é ou o que vende.

6. Estude os horários do seu público-alvo

O Instagram não define o melhor horário para postar. Esse fator pode variar bastante, dependendo das características do público e do negócio. 

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“Uma padaria não deve postar ao meio-dia que o pão quentinho está pronto porque as pessoas já tomaram café. Mas um restaurante self-service deve postar no mesmo horário informando que as carnes estão no espeto esperando você”, explica Felipe Barreto. “Saber como se comporta o público no offline ajuda muito na estratégia de divulgação digital”

Para entender mais sobre horários de postagens, confira o guia completo do Canaltech sobre melhores horários para postar no Instagram.

7. Produza conteúdo original

Seu objetivo principal pode ser vender um produto ou conseguir mais seguidores seguindo as trends do momento, porém pessoas só continuarão no perfil se houver conteúdo relevante que se conecte com elas.

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“É importante atender à dor do usuário, criar pontos de conexão, entender e derrubar as objeções do seguidor a seu produto/sua marca, manter o hype sempre alto para permear a atratividade e ter consistência e constância na produção” detalha Barreto.

“Ter publicidade em posts não é um problema, o importante é que sua audiência sinta sinceridade e verdade no conteúdo. Conexão se estabelece com honestidade”, explica Larissa Ilaides.

8. Faça parcerias

Conteúdos colaborativos, os famosos “collabs” são uma ferramenta útil para aumentar seu alcance e criar autoridade com novos públicos no Instagram. Vale criar parcerias de conteúdo com colaboradores da empresa, parceiros de negócios e outros perfis do seu nicho.

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Larissa Ilaides informa que investir em branded content, feito por outros perfis, principalmente em veículos de comunicação, é outra estratégia para ganhar popularidade e chancelar sua autoridade.

9. Tenha responsabilidade

Seja autêntico, porém responsável e tenha bom senso. Fake news, discursos de ódio e conteúdos de baixa qualidade podem gerar penalizações.

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Em abril de 2024, o Instagram informou que vai reduzir o alcance de contas que baixam conteúdos de outros usuários e republicam. Portanto, respeite o conteúdo de outros criadores.

10. Não compre seguidores

Como reforçado pelos especialistas, redes sociais são focadas na interação entre pessoas.
Aqueles seguidores que você comprou da Índia e do Cazaquistão podem até massagear seu ego em um primeiro momento, mas isso é ilusório. Afinal, um número volumoso de seguidores que não interage com o perfil só dificulta a entrega dos conteúdos pelo algoritmo.

“Comprar seguidores é o mesmo que colocar vaca numa árvore: inevitavelmente ela vai cair e dar problema. Nunca, mas nunca faça isso”, afirma Felipe Barreto.

Essas são algumas dicas de como crescer no Instagram. Se você usa o aplicativo no celular, mas quer conhecer alguns recursos da rede social em computadores, veja sete coisas que você pode fazer no Instagram pelo PC.