Publicidade

6 coisas que você precisa saber antes de usar o Threads

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Julho de 2023 às 15h51

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O Threads estreou em 5 de julho de 2023 fazendo sucesso, com mais de 10 milhões de cadastros nas primeiras sete horas, mas há quem apenas observe o desenrolar da rede social antes de embarcar.

Se ainda não fez o cadastro, pode ser interessante conferir alguns fatos sobre a rede social de Mark Zuckerberg. Abaixo, conheça seis coisas que você precisa saber antes de usar o Threads.

6. Não dá para apagar a conta

Continua após a publicidade

Uma vez dentro do Threads, sempre dentro do Threads — ou quase isso. Ao menos por enquanto, é impossível apagar a conta na nova rede social de Mark Zuckerberg sem abrir mão da conta do Instagram.

Isso acontece porque as duas plataformas são intimamente vinculadas. A única opção que você tem para se afastar da Threads é desativar a conta, modo que oculta seu perfil e todas as suas interações até você fazer login de novo.

Em contrapartida, ao desativar a sua conta os dados não são apagados nos servidores da Meta, apenas "ocultados" até você decidir voltar. Não existe prazo para voltar ao serviço, mas uma vez que a conta é reativada, você precisa esperar uma semana para desativar de novo.

Continua após a publicidade

CEO do Instagram, Adam Mosseri prometeu que isso deve mudar em breve, mas não há um prazo para a novidade ser disponibilizada a todos.

5. Versão web é só para leitura

O Threads ainda não tem uma versão web 100% funcional. A versão para navegador da plataforma serve exclusivamente para leitura — e nem para isso funciona direito.

Continua após a publicidade

O site oficial da plataforma (threads.net) apresenta o nome da rede e um QR Code para baixar o aplicativo. Porém, se você tem o link direto para uma publicação ou conta — tipo threads.net/@canaltech, pode ver o conteúdo, os comentários e os perfis das pessoas sem precisar fazer login.

4. Você no Threads é o mesmo no Instagram

O Threads herda seu perfil do Instagram desde o começo, isso significa que os dois perfis são praticamente o mesmo. O nome de usuário é idêntico nos dois serviços, o que pode ser um ponto negativo para quem gosta de separar as redes sociais — e se você muda de arroba no Instagram, a mudança é replicada no Threads.

No processo de cadastro, você até pode seguir todos os perfis que seguia no Insta e autorizar seus seguidores antigos a acompanhar a "nova" conta. Sendo assim, a única solução para tornar a conta do Threads mais independente é criar um novo perfil no Instagram para fazer login no "Twitter do Instagram".

Continua após a publicidade

3. Você precisa do Instagram

Dito isso, é óbvio então que você precisa ter uma conta no Instagram para usar o Threads. A rede social baseada em textos é como um braço da plataforma de fotos e vídeos, mas com outra dinâmica de conteúdo.

Portanto, se você quiser participar desse novo clone do Twitter, vai ter que criar uma conta no Instagram, pois não há outra forma de fazer login por lá. Nem mesmo se você tiver só um perfil no Facebook é possível acessar o Threads com ele.

Continua após a publicidade

2. Muitos dados a seu respeito

Ao baixar o app Threads, você autoriza o compartilhamento de uma grande variedade de dados pessoais. Entre outros dados, o aplicativo pode coletar de você as seguintes informações:

  • Dados sobre saúde e condicionamento físico;
  • Informações financeiras;
  • Informações contato;
  • Conteúdo do usuário;
  • Histórico de navegação;
  • Informações de uso;
  • Diagnóstico;
  • Compras;
  • Localização;
  • Contatos;
  • Histórico de Buscas;
  • Identificadores;
  • Informações confidenciais.

A App Store ressalta, porém, que as práticas de privacidade podem variar conforme os recursos que cada um utiliza nos aplicativos. Por exemplo: se você não usa a localização no Threads, essa informação não será compartilhada com a rede social.

Continua após a publicidade

1. Faltam recursos importantes

O Threads acabou de ser lançado oficialmente e ainda tem muita coisa fora do lugar ou faltando por lá. Uma das funções que mais faz falta no aplicativo é de um feed dedicado só com perfis que você segue, já que atualmente tudo fica reunido num feed único — uma grande bagunça com amigos, marcas e influenciadores dos quais você pode nunca ter ouvido falar.

Outra função que pode fazer falta para você é uma adaptação do Amigos Próximos do Instagram. No Twitter existe a Roda, então não seria algo totalmente inédito se o Threads adaptasse o recurso. Hashtags e mensagens diretas são outras ferramentas ausentes da rede social neste momento.