Audiência do Instagram já é 40% superior à do Facebook

Audiência do Instagram já é 40% superior à do Facebook

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Julho de 2021 às 17h48
Dole77/Unsplash

Com a chegada da pandemia ao mundo, as redes sociais experimentaram um crescimento exponencial. Lives, vídeos curtos, bate-papo por áudio e outros recursos ganharam a atenção das pessoas e revelaram o quanto ainda há de espaço para inovação neste segmento. O Instagram e o Facebook continuam como os reis do pedaço e uma pesquisa revelou alguns dados bem curiosos.

Estudo desenvolvido pela Emplifi, antiga Socialbakers, revelou que a audiência global do Instagram já é 40% maior que a do Facebook. Em termos de engajamento, os números impressionam ainda mais: a rede dos Stories e Reels tem 22,7 vezes mais interações do que a irmã mais velha. A base de usuários saltou quase 10,3% no Instagram no primeiro trimestre de 2020, contra apenas 0,8% do Facebook no mesmo período.

O gráfico mostra que o Facebook anda em queda no quesito interações, mas segue firme em audiência e posts (Imagem: Reprodução/Emplifi)

Os dados mostram o que se nota na prática: o Insta está cada vez mais "substituindo" o Facebook como o queridinho das pessoas. Não significa que um vá substituir o outro, mas a tendência é de a rede de Mark Zuckerberg se tornar nichada e a de Adam Moseri ocupar o posto de plataforma mais ampla.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Apesar dos dados positivos do Instagram, ele ainda perde para o Facebook na disputa pela preferência das marcas. Conforme o levantamento da Emplifi, 53,7% das postagens de companhias são feitas no Facebook. Embora o estudo não adentre nesse mérito, dá para imaginar que este resultado revela a importância dos links — o Insta só perde a inserção nos Stories — e dos grupos.

No Brasil, a tendência é diferente do resto do mundo (Imagem: Reprodução/Emplifi)

E no Brasil?

Diferentemente do resto do planeta, o Facebook ainda tem mais audiência no Brasil do que o "rival", mas este tem interações (curtidas e comentários, principalmente) mais expressivas. Já na quantidade de posts, ambos ficam praticamente empatados, afinal muitas pessoas e empresas acabam replicando os mesmos conteúdos nas duas plataformas.

Este levantamento é parte do relatório Social Media Trends Report Q1 2021, produzido com base nas respostas dos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre janeiro e março de 2021. Na edição do quatro trimestre de 2020, o resultado também foi similar, com ênfase no renda publicitária maior destinada ao Facebook.

O que se pode concluir disso tudo é: se quer audiência ampla, aposte no Facebook; se quer engajamento, vai de Instagram. Qual das suas é a sua favorita ou você não curte nenhuma delas? Deixe seu comentário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.