Aprenda a usar a função de transmissão ao vivo do Facebook

Por Felipe Demartini

A internet permite que qualquer um de nós seja uma celebridade caso façamos algo que realmente interesse as pessoas. Seguindo essa lógica, o Facebook, depois de testar o recurso de live streaming com celebridades e personalidades, abre suas portas e agora permite que qualquer pessoa realize uma transmissão ao vivo para seus amigos e seguidores.

A ideia, aqui é exatamente a mesma: gerar engajamento, visualizações e, claro, fomentar ainda mais a plataforma com vídeos exclusivos. Se fazer isso pelo YouTube, seu grande rival, dá um pouco de trabalho, entrar ao vivo pelo Facebook é tão simples quanto escrever um post comum ou subir uma foto para a rede social.

Facebook Live Streaming

Se você já tiver a função de live streaming habilitada em seu perfil, um botão dedicado a ela será exibido na parte inferior da janela de postagem logo acima do teclado. Procure pelo ícone indicado na imagem e clique nele para acessar a interface de transmissão ao vivo. O Facebook vai pedir as permissões necessárias ao microfone e câmera, caso já não as tenha, para iniciar o processo.

Facebook Live Streaming

Com poucos cliques, já é possível entrar no ar. Após uma tela introdutória, é preciso dar um título à transmissão e escolher a privacidade dela. Dá para, por exemplo, restringir o streaming apenas aos amigos, a todo o público, ou então, realizar um teste somente para si. Selecionadas as configurações, basta clicar em “Transmitir ao vivo” para que a live comece após uma contagem regressiva de três segundos.

Facebook Live Streaming

Encerrar a transmissão é tão simples quanto iniciá-la. Basta clicar em concluir e aguardar o processamento. O Facebook mostrará as informações do vídeo gravado, como o tempo de transmissão e opções de qualidade, além de permitir que o clipe seja gravado na memória do celular ou tablet.

Facebook Live Streaming

O vídeo também é publicado automaticamente em sua linha do tempo, um processo que pode demorar mais ou menos de acordo com o tempo de transmissão e a qualidade escolhida. As mesmas opções de privacidade também estão disponíveis aqui, e, se quiser, o usuário também pode restringir o acesso às cenas ou simplesmente deletá-las, mantendo aquele registro na memória apenas dos que o assistiram.

De acordo com o Facebook, a ideia é que todos os usuários tenham acesso à função de transmissão ao vivo nos próximos meses. O recurso está sendo disponibilizado em ondas para os usuários de smartphones e tablets com Android e iOS. Por enquanto, não existe previsão de chegada ao Windows Phone. O recurso, por enquanto, também é exclusivamente mobile.