Aprenda a usar o Messenger sem uma conta no Facebook

Por Joyce Macedo | 17.07.2015 às 15:24

Há pouco menos de um mês, o Facebook anunciou que usuários que não possuem uma conta na rede social também poderiam utilizar o seu serviço de mensagens rápidas, o Facebook Messenger. Na verdade, a novidade não exigia nem mesmo uma conta de e-mail. Porém, na ocasião, a atualização estava restrita a apenas alguns países (Estados Unidos, Canadá, Peru e Venezuela). Mas na última quinta-feira (16), a rede social anunciou que a novidade tinha sido liberada em todo o mundo.

Assim como o WhatsApp, o novo recurso precisa apenas do número de telefone do usuário para realizar o cadastro no serviço. Com essa atualização, mais pessoas podem desfrutar de todos os recursos do Messenger – incluindo fotos, vídeos, chats em grupo, voz, videochamada, entre outros.

Porém, Mark Zuckerberg e sua equipe continuam incentivando o login no serviço com uma conta do Facebook. "Para aqueles que têm contas no Facebook, há muitos benefícios adicionais no uso de suas credenciais ao se inscreverem no Messenger. As pessoas podem facilmente enviar mensagens para seus amigos e contatos do Facebook, acessar suas mensagens da rede social e tirar proveito de mensagens em múltiplos dispositivos por meio de smartphones, web e tablets", escreveu a empresa em seu site.

Desde que separou o Messenger da versão para PCs do Facebook, a companhia viu o aplicativo crescer no número de usuários. Em um levantamento divulgado no mês de junho, foi constatado que mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo utilizam a ferramenta. Seu concorrente, o WhatsApp (que também pertence à rede social), tem mais de 800 milhões de usuários ativos.

Veja como realizar o seu cadastro no Messenger sem vinculá-lo a uma conta do Facebook:

Passo 1

Para utilizar o Facebook Messenger sem uma conta da rede social, basta realizar o download do aplicativo na loja de apps do seu sistema operacional móvel (Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry 10).

Passo 2

Ao abrir pela primeira vez o Facebook Messenger, selecione a opção "Não está no Facebook?".

Messenger 1

Imagem: Canaltech

Passo 3

Informe seu número de telefone.

Messenger cadastro

Imagem: Canaltech

Passo 4

O Facebook Messenger irá enviar um SMS para o número indicado e confirmá-lo automaticamente (da mesma forma como acontece no WhatsApp).

Messenger cadastro

Imagem: Canaltech

Passo 5

Após a confirmação do número de telefone, insira o seu nome e sobrenome para que seus contatos possam identificá-lo.

Messenger cadastro

Imagem: Canaltech

Passo 6

A seguir, escolha uma foto para o seu perfil. Você pode tirar uma nova foto ou selecionar uma já existente na galeria de imagens do seu aparelho.

Messenger cadastro

Imagem: Canaltech

Passo 7

Agora o serviço irá sincronizar seus contatos de acordo com sua agenda telefônica para verificar qual número está vinculado a uma conta do Facebook Messenger.

Messenger cadastro

Imagem: Canaltech

Passo 8

Pronto! Sua conta foi criada. Agora basta clicar em Continuar para começar a conversar com seus contatos.

Messenger cadastro

Imagem: Canaltech

Veja também: WhatsApp vs FB Messenger vs SMS: qual deles é o favorito dos brasileiros?