Orkut perde 95,6% dos acessos no Brasil em três anos, afirma pesquisa

Por Redação | 22.05.2013 às 17:43

O Orkut foi uma das primeiras redes sociais a conquistar os brasileiros e por muito tempo se manteve no topo do mercado nacional. Mas, segundo uma nova pesquisa da Experian Hitwise obtida pelo site Olhar Digital, a rede social do Google perdeu 95,6% do número de acessos fixos no Brasil em três anos, registrando assim a queda vertiginosa do serviço no país e sua superação pelo Facebook.

Em abril de 2011, o Orkut detinha 50,51% do número de acessos no país, pouco antes de ser ultrapassado pelo site criado por Mark Zuckerberg. No entanto, no mesmo mês de 2013, esse percentual foi reduzido para 2,20%, enquanto o Facebook fechou o período com 66,54% das visitas computadas entre os brasileiros.

Atualmente, o Orkut ocupa a terceira colocação entre as redes sociais mais frequentadas pelos usuários brasileiros, superado também pelo YouTube na segunda posição com 18,48% dos acessos fixos registrados. A plataforma de vídeos registrou um leve crescimento em comparação a 2012, quando detinha 18,22% das visitas. A rede social do Google é seguida de perto pelo ask.fm, no quarto lugar, com 2,10% e na quinta posição, pelo Yahoo! Respostas, que detém 1,80% dos acessos nacionais.

Ranking acessos rede sociais

Reprodução: Experian Hitwise

O Google tem ainda uma outra rede social que começou a ganhar espaço entre os internautas brasileiros, além do YouTube. O Google+, que antes nem chegava a aparecer nos rankings de redes mais acessadas, atingiu no último levantamento 0,78% do total de acessos fixos.