Facebook lança app para reconhecer músicas e programas de tevê

Por Redação | 21 de Maio de 2014 às 17h41
Tudo sobre

Facebook

O Facebook continua incrementando seus aplicativos para dispositivos móveis e agora começa a testar um sistema de reconhecimento de sons que pode identificar músicas ou programas de tevê. A novidade foi veiculada pelo site Mashable.

Chamado de "Audio Recognition", o app funciona de maneira similar ao popular Shazam e usa o microfone do smartphone, seja com o sistema operacional Android ou iOS, para coletar sons e ruídos nas proximidades. A ferramenta é capaz de identificar milhões de canções e programas de tevê de 160 diferentes canais em questão de segundos, de acordo com o gerente de produtos da companhia, Aryeh Selekman.

A novidade vem para aproveitar o bom índice de uso da ferramenta "O que você está fazendo?", que, de acordo com Selekman, foi utilizada em 5 bilhões de posts no ano passado, seja para demonstrar dados a mais de como o usuário está se sentindo ou o que está fazendo no momento, juntamente com ícones como os famosos "smileys".

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Facebook Audio Recognition

Ao identificar o que o usuário está ouvindo ou assistindo, o aplicativo coloca automaticamente o conteúdo para atualização na opção "O que você está fazendo?". A ideia da ferramenta é que o usuário compartilhe informações adicionais do conteúdo ao redor sem que necessariamente tenha que digitar ou procurar referências para fazer isso. E, claro, caso não queira, o recurso pode ser desativado.

Além das canções e programas, o aplicativo pode identificar o que está passando ao vivo e também transmissões esportivas. Ao compartilhar um conteúdo, os amigos poderão também ouvir uma prévia de 30 segundos das músicas identificadas e compartilhadas.

A ferramenta já vem sendo desenvolvida há mais de um ano e está disponível para testes desde abril, apenas para usuários dos Estados Unidos. Juntamente com o aplicativo que permite localizar amigos nas proximidades, é uma das frentes da companhia para manter o público sempre conectado à rede social em ambiente móvel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.