Facebook lança função que permite a localização de amigos nas proximidades

Por Redação | 17 de Abril de 2014 às 15h43
photo_camera Divulgação

Uma nova opção dos aplicativos mobile do Facebook promete estreitar ainda mais os laços entre os amigos da rede social. Anunciada nesta quinta-feira e com liberação prevista para as próximas semanas, a função “Nearby Friends” permite, como o nome já diz, localizar os contatos que estão nas proximidades.

Por enquanto disponível apenas nas versões da rede social para iOS e Android, a novidade depende da aprovação dos usuários. Para poder localizar os amigos e também ser encontrado por eles, é preciso que os utilizadores ativem a função por meio do menu de opções. Caso contrário, eles continuarão com suas informações de localização no anonimato, já que, de acordo com a empresa, ela não virá funcionando como padrão.

Uma vez ativada, a função permite a exibição da localização junto à lista de amigos ou, então, em uma caixa dedicada a isso no feed de notícias. Assim como as publicações comuns, o Friends Nearby também terá filtros que selecionam quem exatamente verá as informações, desde todos os usuários da rede social até apenas os amigos mais próximos do usuário.

Além disso, o Facebook chama atenção para a especificidade da novidade. Ela não invade a publicidade revelando onde está cada um dos amigos, e sim, avisa apenas quais deles encontram-se por perto. O local em si não é exibido, apenas uma noção de distância a partir da posição atual do usuário – a não ser, é claro, que ele escolha especificamente compartilhar tais informações, que possuem uma opção dedicada e separada do restante da função.

Existem, porém, duas novas opções que fornecem dados um pouco mais específicos e também fazem parte do recurso Friends Nearby. O "Traveling", por exemplo, mostra quais de seus amigos estão fora de sua “cidade-sede”. Já "Elsewhere" mostra uma lista de amigos de acordo com localização, permitindo que você descubra em que parte do mundo eles se encontram naquele momento.

Facebook Friends Nearby

Como a maioria dos recursos do Facebook, notificações podem ser exibidas na tela bloqueada sempre que um amigo estiver nas proximidades. Aqui, também, há ciência: amigos que estão sempre por perto deixarão de aparecer nas notificações em determinados locais, já que o sistema irá entender que se tratam de colegas de trabalho, por exemplo. Além disso, caso posts ou marcações conjuntas aconteçam, a ideia será de que as pessoas estão juntas e, sendo assim, não precisam ser avisadas desse fato.

Encontros casuais

O gerente de produto Andrea Vaccari contou ao site The Next Web a história que provou ao Facebook que o Friends Nearby era uma boa ideia. Durante a etapa de testes da funcionalidade, dois funcionários da empresa chegaram simultaneamente em um mesmo aeroporto e ambos iriam de lá diretamente para o escritório.

Como os dois estavam com a função ativada em seus celulares, incluindo a opção de compartilhamento de dados de localização exata, eles puderam se encontrar e dividir um taxi. Isso resultou em economia de tempo e dinheiro, além de ter servido como um dos grandes nortes para o trabalho da rede social na plataforma.

O Friends Nearby também é visto como uma alternativa interessante a outras opções de GPS e mapas disponíveis no mercado. É o caráter social que, para o Facebook, faz essa diferenciação, mostrando locais não apenas por interesses oriundos de buscas, mas também a partir do grau de amizade das pessoas que estão lá. A ideia é facilitar encontros ou, então, evitar que desafetos se deem de cara por aí.

Segundo a rede social, a função está em desenvolvimento há cerca de dois anos e ainda tem um longo caminho pela frente. Para o Facebook, acima de tudo, representa mais uma maneira de tornar seu uso mais intuitivo e garantir que os usuários passem mais tempo no aplicativo, aumentando não apenas os dados com permanência como, também, tornando a plataforma mais interessante do ponto de vista dos negócios e da publicidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.