Como controlar a timeline do Facebook, tirar 'lixos' e não ser 'cobaia'

Por Felipe Demartini

Enquanto se desenvolve a polêmica sobre a manipulação das linhas do tempo dos usuários como forma de um estudo do Facebook, tem muita gente preocupada com a própria privacidade e seu uso na rede social. Os comentários acontecem até mesmo na própria plataforma, apesar de quase ninguém ter deletado sua conta como decorrência da novidade nada positiva.

Mesmo ainda participando do Facebook, é possível tomar algumas medidas para garantir que não se está sendo alvo de estudos ou curadoria de conteúdo. Todo mundo sabe que o Facebook manipula a linha do tempo de forma a garantir que apenas as histórias consideradas mais importantes – ou com maior grau de engajamento – apareçam para os usuários, mas isso não significou o fim das opções “convencionais” da rede.

Facebook feed de notícias

No PC, o procedimento é simples. Basta acessar a página inicial da rede social e, no canto superior esquerdo, clicar sobre “Feed de Notícias”. Na sequência, selecione a opção “Mais Recentes” para observar uma mudança imediata, com os posts mais novos aparecendo por cima.

Facebook feed de notícias

Vale a pena lembrar que, por padrão, a rede social utiliza seu sistema de Histórias Principais e, por mais que a alteração para as postagens mais recentes não seja desativada assim que você atualizar a página, em algum momento, isso vai acabar acontecendo. Por isso, é bom sempre ficar de olho no alerta que aparece por cima de tudo e, se perceber que ele desapareceu, voltar a ativar a opção de publicações mais recentes.

Outra alternativa, caso você utilize um botão na barra de favoritos de seu navegador para acessar o Facebook, é utilizar a URL http://www.facebook.com/?sk=h_chr. Nesse caso, você sempre vai utilizar a rede social desta maneira e garantir que estará vendo sempre as publicações mais recentes de seus contatos.

Como indica o site Make Use Of, usuários de Google Chrome também podem instalar a extensão Force Facebook Most Recent para transformar essa opção em padrão. Além disso, tanto o navegador do Google quanto outros contam com o Social Fixer, que permitem não apenas a visualização das postagens mais recentes como também outros tipos de customização da rede social.

Nos celulares e tablets

Facebook feed de notícias

Em sua versão mobile, porém, as coisas não são tão simples. O procedimento de visualização das postagens mais recentes, em si, é fácil de ser realizado. Basta acessar o menu principal do Facebook móvel, por meio da opção com as três linhas, e clicar na engrenagem ao lado de “Feed de Notícias”. Então, basta selecionar a opção “Mostrar mais recentes”. A imagem acima mostra esse procedimento na versão para iPad, mas ele é semelhante em todas as outras versões ou plataformas.

O problema é que, na primeira atualização, a rede social já volta à configuração padrão e o usuário precisa realizar essa ação a cada acesso. A alternativa, aqui, é o uso de aplicativos de terceiros, como o Friendcaster, por exemplo. O software, assim como as extensões para navegadores, dão mais poder para o usuário e possibilitam uma customização avançada da linha do tempo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.