8 redes sociais para amantes de fotografia

Por Douglas Ciriaco

A internet nos coloca diante de uma série de conteúdos produzidos por pessoas de várias partes diferentes do planeta. Conteúdos em texto, vídeos e fotos se tornam acessíveis por praticamente qualquer pessoa, especialmente em espaços dedicados exclusivamente para estes fins.

Então, você tem os blogs para expressar suas opiniões em forma de texto, os portais como YouTube, Dailymotion e Vimeo para publicar vídeos e, é claro, uma série de redes sociais especializadas no compartilhamento de imagens. São serviços que oferecem, basicamente, este recurso para seus participantes.

Então, estes espaços podem ser úteis tanto para quem produz conteúdo de forma profissional ou amadora, bem como pode ser uma boa forma de passar o tempo para quem é entusiasta de fotografia. Nós listamos oito páginas para quem é fã desta arte, confira:

1. 500px

Redes sociais de fotos

Rede social para fotografia de origem canadense, o 500px (pronuncia-se 500 pixels) conta com mais de 2,5 milhões de usuários registrados e, obviamente, milhões de imagens em sua base de dados. Ele é famoso por ser usado por fotógrafos amadores e profissionais como espaço para armazenamento e divulgação de seus trabalhos.

Aqui, você pode tanto navegar pelas postagens de outros usuários, contemplando fotografias capturadas por pessoas de várias partes do mundo, bem como ter contato com outros profissionais do ramo. Além disso, o site serve como ponte para compra e venda de imagens livres de royalties.

Seja para fins comerciais ou apenas para quem gosta de ver belas fotografias, o 500px pode ser um ótimo auxiliar. O site é belíssimo e muito bem organizado, o que facilita a navegação. Além disso, este serviço conta com aplicativos para Android e iOS.

2. ArtStack

Redes sociais de fotos

ArtStack não é um site de imagens propriamente dito. Melhor dizendo, ele serve como espaço para compartilhamento de imagens autorais, mas é, sobretudo, uma rede social com foco na arte. Aqui, você pode ter contato com obras de artistas consagrados ou quase anônimos das mais variadas expressões das artes plásticas.

Isso significa que fotografia, pinturas, instalações e esculturas estão aos montes nesta página. E ela funciona como uma rede social, então é possível adicionar perfis de outros usuários como amigos ou então seguir pessoas para acompanhar as suas publicações, tal qual você faz em outras redes.

Além disso, é possível enviar seu conteúdo próprio, montar listas, ver o que está bombando, visualizar as atualizações em uma linha do tempo e muito mais. O ArtStack tem um site bem organizado e conta com aplicativos para Android e iOS, então é fácil acompanhar tudo de qualquer lugar.

3. Flickr

Redes sociais de fotos

Uma das páginas mais conhecidas de toda a web quando o assunto é rede social focada em fotografia, o Flickr é um campo fértil para diversos tipos de usuários. Pertencente ao Yahoo!, este serviço oferece espaço para armazenamento, álbum virtual e conta com milhões de imagens sob as mais variadas licenças.

Isso significa que ele pode ser um ótimo espaço para quem quer apenas apreciar fotografias alheias, pois há muitos fotógrafos amadores e profissionais que divulgam seu trabalho por aqui. Além disso, é uma página útil também para quem busca imagens livres de royalties.

Por fim, se você quer compartilhar suas fotografias ou fazer contato com outros usuários e fotógrafos, o Flickr é uma ótima pedida. Fácil de ser usado e também esbanjando um ótimo apelo visual, o serviço pode ser acessado por meio de gadgets portáteis com Android, iOS e Windows Phone.

4. Pinterest

Redes sociais de fotos

Mais estilosa das redes sociais focadas em imagens, o Pinterest é uma ótima opção para quem quer compartilhar as mais variadas imagens de forma organizada. O site funciona como um grande mural no qual você vai prendendo as imagens com alfinetes — ou pins, em inglês, daí o nome da rede social.

Aqui, você encontra seus amigos e pode começar a segui-los, e vice-versa. O site suporta o uso de hashtags e você pode “pinar” novas imagens e “repinar” aquelas postadas ou compartilhadas pelas pessoas que você segue por aqui. Além de enviar fotografias a partir de seu próprio dispositivo, é possível compartilhar imagens hospedadas em qualquer site da web.

O estilo do Pinterest torna a sua utilização bastante simples. A página é bem organizada e está totalmente traduzida para português, algo que torna muito simples a tarefa de encontrar imagens, navegar pelas listas de fotos alheias e até mesmo conhecer mais sobre os gostos de seus amigos — e tudo isso pode ser feito a partir da web, do Android e do iOS.

5. Instagram

Redes sociais de fotos

Provavelmente o nome mais badalado e “acessível” desta lista, o Instagram é o básico para quem quer compartilhar fotografias e, é claro, acompanhar as publicações de amigos, celebridades das mais variadas artes e também de fotógrafos profissionais ou amadores.

A rede conta com milhões de usuários e uma incontável quantidade de imagens. Para quem quer descobrir novidades, há uma seção exclusiva dentro do aplicativo reunindo perfis pelos quais você provavelmente vai se interessar. Assim, não há como não encontrar belíssimas imagens para contemplar tendo uma conta no Instagram.

E você pode acompanhar a timeline com as postagens das pessoas que você segue diretamente pela web. Já as postagens podem ser feitas apenas pelos dispositivos portáteis — o aplicativo conta com versões para Android, iOS e Windows Phone.

6. Photobucket

Redes sociais de fotos

Site famoso por armazenar imagens que são postadas em fóruns pela web, o Photobucket é, também, um bom espaço para quem quer apreciar belíssimas fotografias capturadas por fotógrafos profissionais e amadores de várias partes do planeta. Aqui, você pode postar fotos e vídeos, aplicar alguns retoques e, é claro, compartilhar suas imagens.

O banco de dados do Photobucket é vasto e conta com um sistema de busca avançado, algo que torna tudo mais prático na hora de encontrar algo em específico. Você ainda pode ter contato com os tópicos que mais estão bombando no momento, outro recurso que dá mais organização ao conteúdo existente neste serviço.

E tudo isso pode ser feito direto na web, por meio de um site cheio de estilo e fácil de ser navegado, ou então em seus gadgets portáteis. O Photobucket conta com versões oficiais para Android e iOS.

7. PictureSocial

Redes sociais de fotos

O PictureSocial é um grande fórum indicado para fotógrafos amadores ou profissionais trocarem experiências e, é claro, imagens. Se você não é fotógrafo, mas apenas um grande apreciador da arte, pode frequentar a página sem nenhum problema. Nela, você encontra inúmeras imagens capturadas de forma bastante competente.

São milhares de membros de várias partes do mundo postando suas fotos para a apreciação geral. Além disso, você pode acompanhar as discussões no fórum ou partir direto para a seção de fotografias da página, visualizando tudo aquilo que é postado de forma pública pelos participantes do PictureSocial.

Apesar de ser um espaço para fotógrafos, este serviço não prima muito pelo apelo visual e o site não é lá muito agradável. De qualquer forma, navegar por aqui não será nenhum bicho de sete cabeças — e este serviço não conta com aplicativos para dispositivos móveis.

8. Bluecanvas

Redes sociais de fotos

O Bluecanvas tem uma proposta bastante semelhante à do ArtStack, servindo como banco de dados para expressões artísticas variadas. Isso quer dizer que, aqui, você vai encontrar pinturas das mais variadas escolas de arte, bem como esculturas e, lógico, fotografias.

Navegando pela página, você pode filtrar os resultados e visualizar as fotos enviadas pelos usuários. Além disso, é possível usar o sistema de busca para encontrar coisas de forma mais específica, organizando os resultados de acordo com data de envio, melhor avaliação e por aí vai.

O serviço pode ser acessado apenas pela web, pois não conta com nenhum aplicativo para dispositivos móveis. De qualquer forma, a estrutura da página é bem organizada e não há nada que impeça uma boa navegação.

Conhece algum outro serviço focado em fotografias que poderia estar nesta lista? Então, compartilhe a sua dica com todo mundo aqui embaixo, na caixa de comentários.