Os 10 melhores editores de imagem para Android

Por Douglas Ciriaco

Que os smartphones e tablets funcionam como computadores de bolso, todo mundo já sabe. Então, nada mais justo do que ter diversas alternativas para realizar nos portáteis algo que você sempre fez em um desktop ou notebook, não é mesmo?

Uma dessas tarefas é a edição de imagens. Obviamente, você não vai conseguir realizar em um gadget portátil edições precisas e avançadas como faz no Photoshop ou no GIMP que utiliza no PC. Porém, funções básicas (e até um pouco além disso) já podem ser realizadas diretamente na palma da sua mão.

Então, selecionamos 10 dos principais editores de imagem disponíveis atualmente para Android. Quesitos como quantidade de downloads, avaliação na Play Store e também o peso da marca foram levados em conta para escolher esta dezena de aplicativos. Confira:

1. Adobe Lightroom

Editores de imagens Android

Não há como falar em edição de imagem sem citar a Adobe. O Lightroom traz recursos bem interessantes quando o assunto é edição de imagem em dispositivos mobile, pois permite a realização de cortes precisos, a cópia de parâmetros de edição além de contar com um bom serviço de gerenciamento de imagens, ideal para encontrar fotos com mais facilidade.

O Adobe Lightroom foi pensado especialmente para trabalhar em tablets de 7 ou de 10 polegadas. Ele ainda reúne recursos avançados para a aplicação de retoques em suas imagens, tudo para deixá-las mais bonitas e profissionais antes de serem compartilhadas na web, nas mais variadas redes sociais.

2. Adobe Photoshop Mix

Editores de imagens Android

A Adobe é referência quando o assunto é edição de imagem porque ela é a desenvolvedora do Photoshop, o mais popular e poderoso programa do gênero. Recentemente, a companhia encerrou o aplicativo Photoshop Touch para Android, dividindo-o em quatro outros apps.

O principal deles é o Photoshop Mix, que reúne ferramentas básicas de edição (recorte, trabalho em camadas e outros itens de edição oferecidos pelo Photoshop), bem como uma boa coleção de filtros para dar detalhes ainda mais enriquecedores às suas imagens. Com ele, você pode fazer montagens, colagens de imagens e muito mais.

3. Afterlight

Editores de imagens Android

Mais de 15 ferramentas de ajuste, quase 60 filtros, mais de 65 texturas e uma série de outros recursos: tudo isso dentro de Afterlight, outro aplicativo de ponta quando o assunto é a edição de imagem dentro do Android. O programa tem um visual clássico de editor de imagem, sendo organizado de modo totalmente intuitivo, o que facilita a vida de seus usuários.

Ele possui uma gama maior de serviços que vão retocar a sua imagem, ajudando você na hora de construir algo com ela. Ou seja, você pode recortar e fazer breves ajustes, mas também adicionar molduras, aplicar efeitos visuais e texturas, realçando o que há de melhor nas fotografias.

4. Autodesk Pixlr

Editores de imagens Android

A Autodesk também é referência quando o assunto é manipulação de imagem, contando com vários aplicativos que trabalham com isso de uma maneira ou de outra. Um destes apps é o Pixlr, um editor bastante utilizado na web e que tem um aplicativo para Android tão competente quanto.

São inúmeros recursos que englobam as mais variadas áreas da edição de imagem, desde cortes e ajustes técnicos até a colagem de stickers, textos sobre as fotos, efeitos de borragem e uma série de filtros que podem ser aplicados às figuras. Combinar trechos coloridos e em preto e branco também se torna mais fácil por aqui.

5. BeFunky Photo Editor

Editores de imagens Android

Um dos aplicativos mais conhecidos quando o assunto é edição de fotos em dispositivos portáteis, o BeFunky Photo Editor conta com uma versão paga e outra gratuita, além de uma edição dedicada aos tablets. Ele conta com criador de colagens, uma porção de filtros para retocar suas fotos e também molduras para deixar tudo mais belo.

Obviamente, ferramentas de edição também não poderiam faltar. O BeFunky permite a você recortar, girar, controlar a iluminação, o brilho, a cor, o contraste e muito mais. São pequenos detalhes que, quando combinados, tornam o aplicativo referência em edição de imagem.

6. Cupslice Photo Editor

Editores de imagens Android

Com visual estonteante, o Cupslice Photo Editor também se apresenta como uma ótima alternativa gratuita para quem busca um bom editor de fotos para o Android. Ele oferece um alto nível de personalização para as suas fotos, permitindo a adição de adesivos e textos nas mais variadas formas.

Além disso, conta com ferramentas de edição, ou seja, você pode rotacionar uma foto, adicionar efeitos para deixá-la mais atraente em suas publicações na web e também fazer pequenos ajustes, como controle de cor, brilho e contraste. Aprimoramento automático também é um dos destaques por aqui, pois aplica retoques na sua foto sem dar trabalho.

7. Fotor – Editor de Fotos

Editores de imagens Android

Sem dúvida um dos melhores aplicativos desta lista, o Fotor é elegante e apresenta dezenas de recursos para os seus usuários. Ele tem um apelo visual bem interessante e conta com um sistema muito bem organizado para gerenciar a sua biblioteca de fotos, algo essencial na hora de encontrar alguma imagem.

As ferramentas de edição aqui vão do básico ao avançado, permitindo um nível de profundidade bem valioso quando você vai manipular uma fotografia. São vários recursos para ajustar cor, brilho, contraste e aplicar alguns retoques visuais, como filtros pré-definidos, colagens, realce e foco.

8. Photo Editor by Aviary

Editores de imagens Android

Aplicativo poderoso para quem quer editar imagens, mas não somente isso, o Photo Editor da Aviary reúne recursos bem interessantes. Ele conta com ferramentas básicas para recorte e desenho nas fotos, além de permitir a inclusão de adesivos e textos sobre elas.

Aqui, você também pode criar memes, clarear dentes, remover olhos vermelhos, controlar nitidez, contraste, iluminação, brilho e cor. Ainda é possível usar os diversos pacotes de filtros oferecidos (de forma paga ou gratuita) por este aplicativo, tudo de maneira bem organizada e de fácil acesso.

9. PicsArt Photo Studio

Editores de imagens Android

Sobreposição de imagens, várias e várias opções de filtros e ferramentas para retoques e edição de fotos, tudo isso pode ser encontrado no PicsArt Photo Studio. Este aplicativo reúne ainda opções como pincéis artísticos para você dar ainda mais personalidade às figuras antes de postá-las na web.

Diferente dos demais itens citados nesta lista, o PicsArt tem como objetivo transformar simples fotografias em obras de arte. Então, combinar os vários elementos oferecidos por ele pode ser a saída ideal para dar um toque mais do que especial em suas fotografias. Analise bem as funções do app e aproveite.

10. Snapseed

Editores de imagens Android

Por fim, a última dica é o Snapseed, aplicativo adquirido recentemente pelo Google. Com ele, você dispõe de ferramentas profissionais para a manipulação de imagens, indo desde simples cortes e ajustes técnicos até a edição com base em foco, controle de cor, contraste e brilho.

Os filtros de imagens também não poderiam ficar de fora. Aqui, eles estão presentes em grande número e têm uma pegada bastante profissional, combinando muito bem com a proposta deste aplicativo. Enfim, um prato cheio para quem quer ir além do editor básico do Google Fotos, nativo no Android.

Bônus: Google Fotos

Editores de imagens Android

Aplicativo de fotos nativo do Android, o Google Fotos recebeu inúmeros retoques nos últimos tempos e, agora, apresenta-se como opção para quem procura um bom editor. Além de gerenciar a sua biblioteca de fotos, ele conta com recursos para edição, aplica retoques e adiciona às suas imagens.

Gostou da nossa seleção? Sabe de algum outro bom aplicativo para edição de fotos que não entrou nesta lista? Então, nada de timidez: compartilhe sua opinião aqui embaixo, na caixa de comentários.