X-Men | Nova geração de Sentinelas pode ajudar a comunidade mutante
Por Claudio Yuge |
Os Sentinelas sempre foram vistos como inimigos dos mutantes, principalmente porque, desde suas primeiras versões, os caçadores metálicos foram programados para agirem proativamente e com abordagens agressivas. Contudo, a Era Krakoana mostrou que a guerra dos X-Men não é contra a humanidade, e sim, com inteligências artificiais evoluídas. Agora, uma novidade pode transformar antigos vilões em possíveis aliados.
- X-Men enfrentam a ameaça definitiva dos Sentinelas
- Nova heroína Solarus substitui o poderoso Sentinela na Marvel
- Homem de Ferro monta a armadura mais robusta e poderosa de todos os tempos
- Homem de Ferro consegue fonte de energia que os fãs sequer sonharam
Como dito, a Era Krakoana revelou que, em dado momento no futuro, tanto os mutantes quanto os humanos vão lutar pela sobrevivência de todos os seres vivos contra superinteligências artificiais e Sentinelas extremamente avançados. Ou seja, a batalha pelo futuro na Terra será de homem contra máquina.
Assim, no começo da fase From the Ashes, o programa do governo estadunidense passa por uma reformulação comandada por Lawrence Trask, filho de Bolivar Trask, o criador do projeto original. Embora os planos iniciais continuem focando na caça para encarceramento na Prisão Graymalkin, a busca será reprogramada para perfis específicos. No caso, em mutantes perigosos que querem causar danos, e não a população geral de Filhos do Átomo.
Essa novidade no conceito de Sentinela, algo que nunca foi explorado dessa forma no passado, pode abrir interessantes narrativas, que serão exploradas em uma nova série limitada chamada Sentinels. O título terá a trama focada em quatro novos personagens que se inscrevem voluntariamente no projeto reiniciado de Lawrence Trask.
A sinopse de Sentinels #2 mostra também que o famoso Rei Negro do Clube do Inferno estará de volta. “Operação: Shaw! Os Sentinelas têm suas ordens: entrar em uma nação inimiga, infiltrar-se em uma prisão de segurança máxima e escapar com Sebastian Shaw! Lockstep pode trazer seu povo para casa em segurança? Shaw levará a melhor sobre os novos Sentinelas, ou uma sombra maior paira sobre a Prisão Graymalkin?”
Sentinelas do bem? Ainda não…
Os Sentinelas apareceram pela primeira vez em X-Men #14, publicado em 1965, e desde que surgiram sempre foram uma ameaça imediata para a espécie mutante. Ao longo do tempo, com a aprovação popular e governamental, o criador Bolivar Trask revelou o Mestre Molde, uma versão turbinada que podia criar outras máquinas caçadoras.
Esses robôs gigantes continuaram evoluindo e sempre fazendo parte das tramas dos X-Men e até dos Vingadores, em um desenvolvimento que gerou um Sentinela poderoso e autoconsciente chamado Nimrod. Mais tarde, Nimrod se fundiu com o Mestre Molde, e após perda de memórias e viagens no tempo, tornaram-se o misterioso Bastion.
No ano passado, no final da Era Krakoana, os Sentinelas deram um grande salto em tecnologia quando a organização antimutante Orchis comprou a Stark Industries, criando os imparáveis Sentinelas Stark. Só que, após a Queda de Krakoa, todos ficaram sabendo que dois Sentinelas, Nimrod e Sentinela Ômega queriam destruir toda a vida no planeta.
Assim, Lawrence Trask, que também é um mutante, passou a ser atormentado por visões de guerra total, daí sua reinicialização do programa Sentinela de seu pai. Ele afirma que essas “profecias” mostram a ele quais Filhos do Átomo são realmente "perigosos", e que serão o foco da nova caçada. Vale destacar que a nova geração de Sentinelas será um híbrido de máquina e seres vivos, com soldados usando nanotecnologia.
Essa novidade traz uma interessante “área cinza” na eterna briga entre mutantes e Sentinelas, e promete ser um capítulo de destaque do reboot dos X-Men, From the Ashes. Embora Trask continue com planos crueis para os Filhos do Átomo, no final das contas, essa mudança de foco mais específico pode vir a ajudar a reintegração de humanos e mutantes.
Sentinels #2 está previsto para publicação no dia 20 de novembro.