X-Men mostram um superpoder vital que não vem de herança mutante
Por Claudio Yuge |

A edição mais aguardada deste ano pelos fãs dos X-Men era X-Men: Hellfire Gala 2023 #1, que, além mostrar mais uma temporada do evento de celebração do “orgulho mutante”, também traria uma sangrenta invasão da organização supremacista antimutante Orchis. Eis que o título realmente cumpriu com as expectativas, além de ter introduzido um superpoder que passa a ser vital para os Filhos do Átomo — e que não têm a ver com sua herança genética.
- Entenda por que os X-Men perderam a fé na liderança do Professor Xavier
- 10 aspectos que mudaram radicalmente os X-Men na atual fase de Jonathan Hickman
Atenção para spoilers de X-Men: Hellfire Gala 2023 #1
Na edição, vemos o começo do fim da Era Krakoana, com a saga Fall of X mostrando a derrota dos X-Men durante o Hellfire Gala deste ano. A organização antimutante Orchis usa o poder combinado de Nimrod, Doutor Stasis, M.O.D.O.K., Sentinela Ômega, Moira X, Sentinelas Stark e o próprio Charles Xavier para quase acabar com todos os mutantes que vivem na ilha-nação Krakoa.
Os únicos mutante que resistiram ao ataque foram os que conseguiram colocar em prática o protocolo de defesa psíquica chamado de "Triângulo Vermelho", algo originalmente ensinado a eles pelo próprio Xavier: o foco do usuário na palavra “Resistir” em um triângulo vermelho, a forma geométrica e a cor do perigo, servindo tanto como alerta quanto como defesa.
Esse protocolo teria sido ensinado há muito tempo, após o primeiro encontro dos X-Men com a Rainha Branca Emma Frost, contudo, só foi mencionado publicamente em USAvengers #6, de 2017; e apareceu recentemente quando Tempestade usou-o contra uma tentativa de invasão psíquica de Charles Xavier em X-Men: Red #11.
Em X-Men: Hellfire Gala 2023 #1, Xavier é forçado a enviar todos os mutantes da ilha para os portais de Krakoa, que, mais tarde, mostraria-se um destino mortal. Mas muitos conseguem resistir ao comando mental do Professor X justamente por conta do protocolo Triângulo Vermelho — infelizmente, quase 250 mil são aparentemente assassinados acidentalmente pelo seu próprio mentor.
Continuamos acompanhando o destino trágico dos mutantes em 2023 na saga Fall of X, que começa agora em agosto, e, desde já o protocolo Triângulo Vermelho passa a ser um superpoder vital para os X-Men — justamente algo que vem de treinamento, e não de suas capacidades mutantes.