X-Men | Como funciona o subestimado fato de cura do Fanático?
Por Claudio Yuge |

Quando falamos sobre fator de cura nos quadrinhos, a primeira coisa que nos vem à mente é Wolverine, já que esse é um de seus aspectos mais conhecidos. Mas o ex-vilão Fanático também possui um fantástico e subestimado sistema de recuperação física que o torna quase imortal. E como isso funciona? Bem, ele acaba de dar uma explicação sobre o assunto.
- Marvel confirma oficialmente o fim da Era Krakoana dos X-Men
- Mysterium | O que o poderoso metal dos X-Men pode fazer?
Atenção para spoilers de X-Men #27!
Para explicar isso direito, é preciso ter em mente como a caracterização do personagem mudou ao longo do tempo. Quando surgiu em X-Men #12, em 1965, ele era conhecido como um bólido humano invencível, e impossível de ser parado. Muitos o viam como um ser que não podia se machucar, então, um fator de cura não era necessário.
Um dos primeiros exemplos de um fator de cura no Fanático foi visto em Spider-Man #16, lançado em 1991, quando Shatterstar apunhalou-o no olho, e Marko ficou completamente curado momentos depois. E, mais recentemente, em Hellfire Gala 2023 #1, lançado há alguns meses, o Sentinela Nimrod aparentemente tinha destruído seu crânio. Apesar disso, ele está de volta à ação.
Como funciona seu fator de cura?
Em X-Men #27, lançado recentemente, Kate Pryde invade uma instalação da organização supremacista Orchis, onde o grupo antimutante mantém vários reféns que não foram mortos durante o massacre no Hellfire Gala. Ela encontra Ciclope com os olhos costurados, com uma coleira de adamantium, e outro prisioneiro na sala adjacente, o Fanático.
Depois que Nimrod desabou em seu crânio, o Fanático foi levado para esse local. Quando Kate entra em sua cela, ela comenta como realmente parecia que o Sentinela o matou, Marko responde: “A joia que me cura magicamente – está literalmente correndo em minhas veias”.
Cain Marko originalmente obteve seu poder tocando o Rubi de Cyttorak, prometendo sua vida ao próprio Cyttorak, tornando-se, assim, o avatar vivo do deus-demônio na Terra. No entanto, mais recente, Fanático cortou sua conexão com Cyttorak, mas, ainda assim, mantendo os poderes que a joia oferecia.
Fanático essencialmente ancorou a gema no plano terrestre, sobre o qual Cyttorak não tem influência. Quando ele fez isso, implantou a joia em seu próprio corpo. Isso significa que ele não está apenas canalizando a magia, efetivamente, roubou tudo para si mesmo. Sua força está, literalmente fluindo, em suas veias.
Embora isso, aparentemente, não seja uma mudança assim muito grande, trata-se de uma explicação atualizada e mais decente, em meio a tanta coisa que nunca foi detalhada até hoje.