Publicidade

X-Men começam nova fase com retorno à ambientação gótica sulista

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

Os Filhos do Átomo acabam de estrear uma nova fase, From the Ashes, que promete ter uma complexidade muito menor do que a excelente, porém complicada, Era Krakoana, que era definida pela ficção científica pesada de Jonathan Hickman. Os X-Men voltam ao básico de “temidos e odiados pelas pessoas a quem protegem” e tentam voltar ao convívio com a humanidade, porém, logo surge uma ameaça capaz de extinguir os mutantes — sim, eles não têm um minuto de paz.

Houve uma época nos anos 1980 e no começo dos anos 1990 em que os X-Men apresentavam algumas histórias com atmosfera Southern Gothic, que é um estilo literário baseado em histórias sobre racismo, medo do mundo exterior e elementos estranho com uma narrativa que evoca melancolia, solidão e decadência. É um tema que combina com o modo que muitos isolam e maltratam os mutantes.

 justamente esse clima que a escritora Gail Simone quer resgatar no título mensal Uncanny X-Men. E, na trágica tradição dos Filhos do Átomo, a roteirista trará debaixo do braço uma nova ameaça existencial à espécie mutante, com potencial de causar novas catástrofes em larga escala — bem maior que o genocídio de Genosha, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A solicitação de Uncanny X-Men #4 dá mais detalhes sobre a busca de equilíbrio entre ficção científica, romance e drama, na tradição da equipe mutante. “Vampira está sozinha e uma profecia mutante é revelada! Com um X-Man abatido e o inferno vindo para o resto, ela se encontra isolada contra um poder das trevas para o qual ela está completamente despreparada”, diz a sinopse.

Sem reforços, sem salvação e sem saída. E enquanto ela luta sozinha, um segredo dos novos recrutas é revelado — um deles é o Endling, que talvez possa destruir todos os mutantes”, encerra o texto, que reforça o estilo "gótico sulista" ambientado na Lousiana, naquele clima devastado pós-Guerra da Secessão.

Essa sinopse de Uncanny X-Men #4 oferece um conceito familiar da franquia X, uma profecia mutante. Desde a época da suspeita de um traidor que mataria o Professor X, passando pela os X-Treme X-Men de Chris Claremont do início dos anos 2000, até a Era Krakoan, esse tema tem sido frequentemente uma ferramenta de narrativa fundamental para os mutantes da Marvel.

A expectativa é que Gail saia das fórmulas já usadas para fazer algo simples, fácil de entender, e, ao mesmo tempo, intrigante e espantoso. Uncanny X-Men #4 será lançado em 16 de outubro.