Wolverine revela as 10 maneiras de matá-lo
Por Daniel Vila Nova |
No mundo da Marvel, são poucos os personagens que lidam com tamanha violência — sendo vítima ou agressor — quanto Wolverine. Uma máquina de matar, Logan é sempre um ótimo combatente quando o assunto é porradaria. Parte disso se deve ao fato de que matá-lo é praticamente impossível.
Além de suas garras e de seu esqueleto de Adamantium, a habilidade mais conhecida do Carcaju é o seu fator de cura. Seja espada, raio laser ou esfera de energia, são poucas as armas capazes de assassinar Wolverine de vez.
Dar um fim em Logan, no entanto, não é impossível. Apesar de potente, seu fator de cura não é infalível e existem métodos de superá-lo. O quadrinho 1001 formas de matar Wolverine, publicado em 2008 nos Estados Unidos, explora essa temática.
Na história, criada por Christopher Yost e Koi Turnbull, Logan é capturado pela Babá e o Fazedor de Órfãos e, no que acredita ser seus últimos momentos, reflete sobre as inúmeras vezes em que esteve perto da morte. Além dessa ocasião, Wolverine também já enfrentou outros inimigos fatais e foi vítima de inúmeros golpes em realidades alternativas.
O Canaltech separou as 10 maneiras mais marcantes de matar o Wolverine. Confira:
Zumbis
O fator de cura do Wolverine é capaz de enfrentar inúmeras doenças, vírus e infecções, mas nem mesmo as habilidades regenerativas de Logan são páreas para um apocalipse zumbi.
Em Marvel Zombies, criada por Robert Kirkman e Sean Phillips, Wolverine é mordido por versões mortas-vivas de Capitão América e do Gavião Arqueiro e acaba morrendo, se transformando em mais um super-herói zumbi da Terra-2149.
Sentinelas
Os Sentinelas foram construídos para matar mutantes. Logo, não é surpresa que os robôs criados por Bolivar Trask tenham desenvolvido tecnologia capaz de ferir Wolverine de forma letal.
Ao longo de décadas de continuidade, Logan já foi morto por Sentinelas em inúmeras ocasiões. A mais famosa delas ocorreu em Dias de um Futuro Esquecido, quando o corpo de Wolverine foi desintegrado por um raio de um robô.
Incinerado
Na série do Wolverine criada por Benjamin Percy e Adam Kubert, é revelado que o fator de cura do herói está localizado em sua medula óssea. Logo, um ferimento capaz de destruir tal parte do corpo de Logan seria fatal.
Uma das formas mais eficazes de fazer isso é incinerando o corpo do mutante, algo que foi feito em House of X. Na ocasião, Wolverine se sacrificou para cumprir uma missão dos X-Men no espaço e acabou sendo engolido pelo Sol. O mutante foi revivido pouco tempo depois, mas morreu ao ser incinerado.
Magia
O fato de cura de Wolverine é extremamente eficaz, mas está longe de ser mágico. E, em um universo onde seres mágicos estão presentes em quase toda a esquina, a magia é uma forma excelente de finalizar o Carcaju.
Na vigésima quinta edição da saga What If…?, a Feiticeira Escarlate realiza um feitiço que apaga Logan da existência. Por mais que seja uma continuidade paralela, o quadrinho mostra que, caso Wolverine enfrente alguém capaz de alterar a realidade, seus poderes de cura não serão páreos.
Envenenamento por Adamantium
Apesar de ser o material mais resistente da Marvel, o Adamantium não foi feito para substituir os ossos de uma pessoa. Ao longo dos anos, o metal solta toxinas que envenenam e matam aqueles que passam muito tempo em contato com o material.
O fator de cura de Wolverine é capaz de retardar a morte por envenenamento, mas basta que a habilidade se enfraqueça ou desapareça que Logan corre sério risco de morte. Em Velho Logan, vemos um Wolverine que está à beira da morte por conta dessa condição.
Afogado
O Adamantium oferece muitas vantagens para Wolverine, mas também deixa o Carcaju vulnerável a certos elementos. Devido ao seu enorme peso e sua fragilidade contra temperaturas baixas, Logan é particularmente suscetível à afogamento.
Caso o corpo de Wolverine seja jogado em um mar ou um rio, o peso do Adamantium o fará afundar como uma âncora. Some isso ao frio e, em poucos minutos, Logan sofrerá uma morte cerebral. E não há como o fator de cura ajudá-lo, visto que o corpo se manterá no fundo da água.
Viagem no tempo
As viagens no tempo são relativamente comuns no universo dos quadrinhos e, por serem tão imprevisíveis, oferecem um risco real ao Wolverine. Não há fator de cura capaz de prevenir a morte de um antepassado de Logan pelas mãos de alguém que voltou no tempo. Em 1001 formas de matar Wolverine, o X-man reflete sobre essa possibilidade.
Outra possibilidade de assassinato é rejuvenescer o corpo de Logan. A vilã Babá é capaz de alterar a idade de uma pessoa, retrocedendo Wolverine ao seu corpo de criança. De acordo com o herói, a mudança não alteraria o formato adulto do seu esqueleto de Adamantium, que se chocaria com seu novo corpo infantil e o mataria no processo.
Lâmina Muramasa
A lendária Lâmina Muramasa é tida como a única arma capaz de matar Wolverine. Forjada pelo mestre Muramasa, a espada é capaz de criar feridas que demoram para cicatrizar. Nem mesmo o fator de cura consegue driblar essa habilidade e alguns golpes bem dados seriam capazes de aniquilar Logan.
Perdendo o fator de cura
Essa talvez seja a forma mais consistente com que Wolverine já tenha sido morto nos quadrinhos. E se é bem verdade que a perda dos poderes costuma ser uma etapa anterior à morte do herói, perder o fator de cura também pode ser fatal para o Carcaju.
Além do envenenamento por Adamantium, o corpo de Logan não foi pensado para aguentar o tranco sem poder se regenerar. Some isso a uma quantidade considerável de inimigos capazes de retirar sua habilidade e é possível entender como esse é o seu calcanhar de aquiles.
Petrificado por Adamantium
Esse método não é o mais prático de matar o Wolverine, mas com certeza é o mais icônico. Em A Morte de Wolverine, vemos os últimos momentos de Logan. O Carcaju consegue se vingar de Dr. Cornelius, um dos responsáveis pela criação do projeto Arma X, mas acaba sendo coberto por Adamantium.
Sem fator de cura por conta de sua idade avançada, o herói é tomado pelo metal que o salvou inúmeras vezes e é transformado em uma estátua prateada. Aos poucos, ele é sufocado devido ao endurecimento do metal e acaba morrendo.
Leia mais: