Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wolverine mata Dentes de Sabre de forma extremamente brutal

Por| 03 de Junho de 2024 às 18h52

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Em muitos casos, são os vilões que ajudam a caracterizar ou efetivamente definem os heróis, já que, em contraste, é possível ver como os benfeitores se sacrificam e são generosos, mesmo visitando lados sombrios de sua própria mente. E alguns personagens nasceram clássicos eternos, destinados a brigar para sempre em diferentes versões, a exemplo de Superman e Lex Luthor e Batman e Coringa.

Dentes de Sabre até foi um arqui-inimigo interessante por um bom tempo nos 47 anos de rivalidade, principalmente quando serviu de apoio narrativo quando a Marvel mais um trecho do então misterioso passado de Wolverine — especialmente nos encontros que protagonizaram nos anos 1990. 

Mas… depois que Logan passou a ser mais complexo que seus pecados anteriores, os autores tentaram dar a Creed mais utilidade sem a presença do X-Man. Teve um tempo que ele até chegou a ser realmente um herói.

Continua após a publicidade

Só que nenhuma experiência longe de Wolverine deu certo, o que provavelmente levou a Marvel a fazer algo que realmente funcione, pelo menos por um bom tempo: matar Dentes de Sabre.

Esse momento vem se desenhando há meses quando começou a Guerra Dentes de Sabre, em que o vilão reuniu suas variantes do Multiverso Marvel para dar um fim em Wolverine. E, claro, o mutante dos X-Men contra-atacou de maneira que parece ser definitiva — é o que todos esperam, ainda que morte nos quadrinhos de heróis não seja assim grande coisa.

Como foi a despedida de Dentes de Sabre?

Wolverine e Dentes de Sabre sempre estiveram conectados pela dor e violência. Por isso mesmo, a batalha final entre ambos conta com provocações de Creed que finalmente ganham uma resposta: encontro até o último episódio: “Só quer acabar comigo, mas você sequer existe sem mim? Quem seria sem tudo para te machucar?”

Logan e Creed sem dúvida se conhecem melhor do que ninguém, e sua provocação final tem muito mais peso do que o X-Man provavelmente gostaria de admitir. Mas, ao contrário do vilão, a vida do herói é mais do que apenas dor e violência; e sempre foi isso que o distinguiu. 

Embora a agressividade tenha moldado suas vidas durante anos, Wolverine e Dentes de Sabre lutam por razões fundamentalmente diferentes – e a sua relação com essa dor não poderia ser mais distinta. Creed foi um monstro bestial lutando, matando e deleitando-se com a dor e o sofrimento por pouco mais do que sua própria satisfação distorcida. Já Logan tem uma família, uma causa pela qual lutar e memórias de paz para ajudá-lo a superar  tempos sombrios. 

Continua após a publicidade

E, ao brutalizar Dentes de Sabre com uma sequência de desmembramento selvagem alternando suas garras de adamantium e a famosa espada inibidora de fatores de cura Muramasa, Wolverine debulha completamente o inimigo e pensa consigo mesmo: “Quando estou perdido em um momento de desespero ou tristeza, tenho o conhecimento prévio do que é alegria para me apoiar”. Considerando que a única coisa que lhe trouxe felicidade foi o sofrimento dos outros, isso não é algo com o qual Creed possa se identificar.

Wolverine não disse a Dentes de Sabre quem ele é sem sentir dor, mas Logan atualmente tem esse autoconhecimento. E, ao encerrar sua rivalidade de longa data com o fim da Era Krakoana, o X-Man está pronto para começar um capítulo fresquinho em sua vida, mirando um futuro com novos vilões e desafios — e, principalmente, sabendo exatamente como definir-se.