Wolverine finalmente revela a origem de famoso bordão “badass”
Por Claudio Yuge |

As garras de adamantium e o poderoso fator de cura são as duas características mais populares de Wolverine, entretanto, o mutante canadense também tem um famoso bordão que define seu lado “badass”: a frase “eu sou o melhor naquilo que faço, mas que faço não é bonito de se ver”. Mas quando e por que ele disse isso pela primeira vez? É o que a Marvel Comics finalmente revela em uma nova HQ.
- Marvel revela por que o Predador insiste tanto em caçar Wolverine
- Wolverine tem uma fraqueza tão óbvia que todo mundo até esquece
Atenção para spoilers de Predator vs. Wolverine #3!
Em Predator vs. Wolverine #3, lançado recentemente, a trama continua a caça de décadas entre o alienígena Yautja e Wolverine, desta vez com a batalha entre ambos sendo ambientada no Japão, na época em que Logan foi treinado pelo mestre Muramasa.
Enquanto Wolverine descreve seu relacionamento único com o infame ferreiro e o intenso regime de treinamento de Muramasa, seu mestre diz que ele é um lutador habilidoso: "Mas você não é o melhor que existe", sugerindo que o próprio professor teria determinado o momento em que alcançou o título de “melhor naquilo que faz”.
É importante mencionar que a Marvel não confirmou ou negou se o crossover produzido em parceria entre a Casa das Ideias e o 20th Century Studios está na continuidade principal da Terra-616 — se depender dos fãs os Yautja já estão entre os alienígenas do cosmos marvete.
O bordão clássico de Wolverine vai direto ao âmago de quem Logan é como herói: brutal, cruel, mas, em última análise, honrado. A primeira vez que saiu da boca do herói foi em Wolverine #1, de 1982, pelas mãos do escritor Chris Claremont e do artista Frank Miller.
Logan treinou durante anos com Ogun e depois com Muramasa para se tornar o lutador habilidoso e consciente que é nos tempos modernos. Muramasa é conhecido por ser um dos combatentes de espadas mais habilidosos do universo, então faz sentido que Wolverine se torne “o melhor” depois de vencê-lo.
A lâmina forjada por Muramasa para o herói foi criada com um pedaço da alma cheia de raiva de Wolverine, e é lógico que o ferreiro não teria confeccionado essa arma extremamente poderosa para Logan se não o visse como o melhor.