Publicidade

Walking Dead finalmente explica por que o canibalismo é tão recorrente na trama

Por  | 

Compartilhe:
Image Comics
Image Comics

Embora o canibalismo seja algo da própria natureza da história de The Walking Dead por conta dos zumbis sempre famintos por cérebros humanos, comer a carne de seus pares também é chocantemente comum em toda a trama, seja nos quadrinhos ou na própria série de TV. E, agora, o próprio criador, Robert Kirkman, finalmente explica a razão pela qual isso acontece de forma tão recorrente.

Atenção para spoilers de The Walking Dead Deluxe #68!

Desde que o protagonista Rick Grimes levanta de sua cama, os leitores ou espectadores vão se acostumando com o novo mundo apocalíptico que vai se formando frente aos olhos. Assim como nos filmes de zumbis de George Romero, vemos os seres humanos começando a se comportar de forma perturbadora em situações-limítrofes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É então que começamos a ver sobreviventes, aparentemente normais e confiáveis, dispostos a recorrer ao canibalismo com uma forma assustadoramente comum de buscar comida nessa realidade. Um número impressionante de pessoas decide caçar e se alimentar de outros seres humanos, em vez de buscar proteína na vida selvagem e/ou gado local.

Por que o canibalismo é tão comum em The Walking Dead?

Uma das críticas de vários leitores que já abordaram o roteirista da série é: por que as pessoas deixaram de buscar por outras fontes de alimento em The Walking Dead? Bem, Kirkman responde a isso em The Walking Dead Deluxe #68 — vale destacar que a série vem sendo reimpressa com capas diferentes, papel especial, cores e vários extras de produção, a exemplo de comentários do criador.

Nesta edição, Kirkman decide finalmente abordar a “crítica ao canibalismo” de uma vez por todas. O fã que escreveu a ele teve dificuldade em aceitar a rapidez com que as pessoas recorreram ao canibalismo. Foi então que o autor respondeu:

"Eles estão em uma área predominantemente rural, onde não há muitas casas. Houve muitos saques durante os primeiros dias desta catástrofe mundial. Assim, as lojas são saqueadas e quando as pessoas vão para as cidades em busca de proteção, levam comida com elas. Então, sim, a comida é escassa nesta área. E caçar algo suficiente para manter um grupo alimentado regularmente é… difícil, especialmente se você nunca caçou antes. Isso em vez de apenas ser capaz de enganar alguém para vir com você e matá-lo mais tarde... Eu sei que é um salto difícil para o canibalismo, mas essas pessoas estavam morrendo de fome."

Bem, Kirkman diz que, basicamente, é uma questão que envolve várias questões de sobrevivência: escassez de comida, fome, falta de habilidade para caçar, e, o principal, que é o fato de as próprias pessoas que “dão o salto” para o canibalismo também serem um alvo — ou seja, chega o ponto ali que é matar ou morrer.

Continua após a publicidade

Se a resposta é suficiente ou não para “justificar” o canibalismo da série, aí vai de cada leitor e/ou espectador de The Walking Dead.