Criador de The Walking Dead finalmente explica ausência de Daryl nas HQs
Por Claudio Yuge |
Quem já lia as HQs de The Walking Dead quando a série estreou, em 2010, teve uma grata surpresa com dois personagens da adaptação, Daryl e Merle Dixon, interpretados por Norman Reedus e Michael Rooker, respectivamente. Mas, assim como os fãs do seriado da TV, muitos ficaram decepcionados por nunca terem visto ambos, especialmente Daryl, na versão de papel. E, agora, o criador, Robert Kirkman, finalmente falou sobre essa ausência.
- Criador de Walking Dead e Invicible revela mesmo "truque" de roteiro nas 2 HQs
- Walking Dead terá todas suas 193 edições publicadas novamente em cores
A série em quadrinhos terminou em 2019, e, agora, vem sendo republicada no formato “Deluxe”, que vem com um novo tipo de impressão, papel e capa especiais e todo colorido — lembrando que, originalmente, foi publicada em preto e branco. Além disso, cada edição tem vindo com extras e algumas considerações dos autores.
E, em The Walking Dead Deluxe #67, Kirkman afirmou que tanto Daryl quando Merle não apareceram nos quadrinhos simplesmente pelo fato de ambos não serem criações suas. Os dois personagens foram introduzidos na primeira temporada da série da AMC por meio de um esforço conjunto dele mesmo, ao lado dos roteiristas Jack LoGiudice e Charles H. Eglee, e do diretor e produtor Frank Darabont — além dos próprios atores, que é quem dão vida ao que foi colocado no papel.
"Embora eu tenha ajudado na criação de Daryl e Merle, foi um esforço de equipe envolvendo outros escritores da primeira temporada, Jack LoGiudice e Charles H. Eglee, bem como Frank Darabont [que originou e nomeou os personagens]. Uma coisa legal na TV é que os atores também têm uma grande influência sobre quem seus personagens se tornam, de acordo na maneira como interpretam as falas. Leituras surpreendentes das falas inspiram os roteiristas a escreverem os personagens de maneira completamente diferente conforme a série avança. Então, eu também daria crédito Michael Rooker e Norman Reedus por muito do que faz esses personagens funcionarem.”
Kirkman também mencionou "problemas logísticos" que o impediram de introduzir certos personagens de TV nas HQs, embora não tenha entrado em detalhes. "Nunca teria feito isso porque seria errado trazer o trabalho de tantas outras pessoas para os quadrinhos. Nunca quis que a atração mudasse as revistas, já que as HQs são o que tornaram o show possível; e fiquei preocupado que pudesse se transformar em uma cobra comendo o próprio rabo."
Daryl foi homenageado nas HQs de Walking Dead
Ainda assim, Kirkman deu esperança aos fãs de Daryl, já que um personagem parecido deu as caras em uma história publicada em 2012. Como a atual versão Deluxe também revê alguns pontos, pode ser que venha a ser oficializado como uma contraparte de papel da encarnação de Norman Reedus.
Em The Walking Dead #98, um novo personagem chamado Dwight se juntou à narrativa, e, assim como Daryl, ele usava uma besta, a arma favorita de Daryl. Kirkman admitiu que o detalhe foi intencional. "Fazer os leitores de quadrinhos pensarem que Dwight pode ser Daryl, ao apresentá-lo, é um tipo de coisa divertida de fazer.” Só lembrando que o próprio Dwight também apareceu na TV, então não dá para saber exatemente se Kirkman está falando sério em torná-lo uma versão de Daryl nos quadrinhos.
Vale destacar que, em 2018, o próprio Kirkman já havia falado sobre a ausência de Daryl dos quadrinhos, durante o painel de The Walking Dead na San Diego Comic-Con. Na época, ele citou os "direitos de imagem de Norman Reedus" como obstáculo para o persongem aparecer nos quadrinhos.