Você sabia que Darth Vader possui um devastador Relâmpago da Força?

Por Claudio Yuge | 22 de Julho de 2020 às 23h00
Marvel

Darth Vader é um dos vilões mais poderosos e crueis do cânone de Star Wars. Como ficamos muito tempo sem uma continuação após O Retorno de Jedi, sua figura, cultuada desde o início da saga, tornou-se ainda mais popular na cultura pop e até mesmo se tornou carismática. Com retomada da cronologia após a aquisição dos direitos da série, a Disney vem tornando o personagem em uma presença temida. E isso acontece, principalmente, por meio da Marvel Comics. A editora revelou recentemente que Anakin possui poder sobre uma Força Relâmpago devastadora, nunca mostrada nos cinemas.

Atenção, o texto abaixo pode conter spoilers sobre toda a saga Star Wars!

Antes de mais nada, é preciso destacar o claro esforço da Disney em reposicionar Vader como vilão. Em Rogue One, por exemplo, é possível notar como ele volta a ser citado como uma grande ameaça ao universo. Na Marvel Comics, isso tem acontecido com muito mais frequência — e detalhes. Tudo começou em 2017, quando o escritor Charles Soule assumiu o título limitado dedicado a Anakin.

Reprodução/Marvel Comics

Darth Vader começa no final de A Vingança dos Sith, quando Anakin ainda se tornava Vader por completo. Vemos o vilão ser torturado por Palpatine e um caminho cheio de ódio e brutalidade: sua busca para criar seu próprio sabre de luz; uma batalha climática com um misterioso e sobrevivente bibliotecário dos Arquivos Jedi; sua liderança sobre o Governador Moff Tarkin; a construção de seu exército particular e uma arrepiante, complexa e fascinante história no castelo em Mustafar — talvez uma conversa para outro dia.

Fato é que, após o lançamento da 25ª edição de Darth Vader, em dezembro de 2019, o personagem nunca mais foi o mesmo. E é justamente nesta revista que vemos a revelação de seu controle sobre uma poderosa versão do Relâmpago da Força.

Mas o que é o Relâmpago da Força?

Todos os Sith mais poderosos possuem controle sobre uma raio destruidor que sai de suas mãos. Normalmente, vimos Palpatine fazer isso diversas vezes ao longo de toda a saga. Em A Ascensão Skywalker isso é muito evidente, quando ele usa descargas elétricas capazes de causar curto-circuito em uma legião inteira de naves estelares. Seria a canalização de todo mal e hostilidade do lado sombrio da Força.

Nunca vimos Vader usar isso nos cinemas, mas já sabíamos que ele podia resistir ao choque, como é mostrado na sequência em que ele salva Luke de Palpatine, em O Retorno de Jedi. Nos quadrinhos da Marvel Comics, Anakin não somente consegue usar o Relâmpago da Força como também controlar uma versão muito mais devastadora, chamada de Relâmpago Vermelho.

O Relâmpago da Força possui várias formas. Na maior parte das vezes, o raio se manifesta como uma energia branca ou azul, que pode bombardear e sobrecarregar quaisquer alvos. Rey, Dookan e Sidious, além de Palpatine, podem controlar rajadas com essas características. Contudo, uma terceira variedade, introduzida por Darth Rayze, mostrou que o Relâmpago Vermelho é mais destrutivo e só pode ser canalizado pelos mestres mais perigosos.

Filho, entidade que aparece em Clone Wars (Reprodução/Disney)

O Relâmpago Vermelho pôde ser visto na entidade Filho, na série animada The Clone Wars. Essa criatura possui um elo muito mais forte com o lado sombrio da Força, e o uso dessa variante mostra essa intimidade.

Como Vader usa o Relâmpago Vermelho?

Embora tenha habilidades ligadas ao Relâmpago da Força, Darth Vader não pode usá-la diretamente, pois isso compromete seus membros robóticos e pode levá-lo à própria morte. Na verdade, foi justamente por conta disso que ele morreu em O Retorno de Jedi, após ser bombardeado por uma descarga de Palpatine — o suficiente para apagar seu suporte vital.

Contudo, em Darth Vader #25, enquanto ele está em Mustafar, Vader envia uma projeção astral de si mesmo através de um portal em seu castelo. Além do véu dessa realidade, ele encontra múltiplas visões de Padme, com seu acesso bloqueado por ninguém menos que Palpatine. Enquanto está nessa forma, Vader gera o Relâmpago Vermelho para varrer Palpatine de seu caminho.

Vader em sua projeção astral varre Palpatine de sua frente com um Relâmpago Vermelho (Reprodução/Marvel Comics)

Isso significa que, mesmo que não possa utilizar, devido às complicações de seu corpo físico, Vader possui a capacidade de canalizar o Relâmpago Vermelho em seu espírito — confirmando a transição total de Anakin para o lado sombrio da força. Assim, a Marvel Comics ajudou a reposicionar Darth Vader como um dos vilões mais cruéis e poderosos da cultura pop — até porque o mais famoso ele já é.

*Com informações do CBR.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.