Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vilã do Batman usa um fungo muito parecido com o de The Last of Us

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Dezembro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics

Você provavelmente já ouviu falar de The Last of Us, jogo exclusivo de PlayStation que conta a história de um mundo arrasado por conta de um fungo que, salvo a diferenças, também existe na vida real. Agora, esse mesmo ser vivo também ganhou uma versão nos quadrinhos, graças a Hera Venenosa, vilã do Batman.

Aviso: Spoilers a seguir!

Na história "Ophiocordyceps Lamia", parte da revista Gotham Villains Anniversary Giant #1, a Hera Venenosa usa o mesmo fungo causador do colapso da sociedade no universo de The Last of Us, o Ophiocordyceps sinensis, em um ataque contra Gotham City.

Continua após a publicidade

Porém, é importante frisar que existem diferenças consideráveis na versão da DC Comics e na versão do jogo de PlayStation. Embora ambos sejam derivados do que o fungo faz com insetos na vida real, cada uma das epidemias fictícias conta com detalhes próprios.

No jogo de PlayStation, uma infecção resulta na morte da pessoa e no seu corpo sendo controlado pelo fungo, semelhantemente com o que o organismo do Reino Fungi faz na vida real com insetos. Já na versão da Hera Venenosa, os infectados são assimilados ao bolor, virando extensões dele antes de morrerem.

Além disso, há mais uma diferença nos infectados pela Hera Venenosa: de alguma forma, eles se conectam com outro plano de existência, com impulsos de assimilar e destruir tudo na Terra. Embora as vítimas não consigam entender, para nós, leitores, fica claro: eles estão se conectando com o Cinza, a mente coletiva que todo fungo da DC Comics faz parte.

Continua após a publicidade

Entendendo o Cinza

Geralmente nas histórias em que aparece, o Cinza tem o desejo de consumir tudo no planeta, em uma adaptação um pouco sinistra do papel biológico de fungos na vida real, também usado como base para o comportamento dos infectados em The Last of Us.

Na história narrada em Gotham Villains Anniversary Giant #1, porém, os infectados, mesmo que conectados ao Cinza, não se comportam assim, só sendo consumidos pelo fungo Ophiocordyceps sinensis e falecendo. Isso vai se repetindo até que a Hera Venenosa, arrependida após perder uma amiga para o organismo, decide parar com o caos biológico.

Continua após a publicidade

Mas mesmo com a Hera Venenosa parando os fungos, o Cinza continua existindo na DC Comics, agora com várias pessoas ligadas a sua consciência. Quem sabe no futuro isso não é usado como um gancho para uma história com ambientação parecida com The Last of Us, com os heróis tendo que enfrentar zumbis naturais e controlados por uma das forças primárias da Terra dos quadrinhos.

Fonte: CBR