SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

The Flash | O que é e como funciona a Força da Aceleração usada pelo herói

Por| 09 de Junho de 2023 às 23h22

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

O filme The Flash vem aí para encerrar uma era no Universo Estendido DC (DCEU, na sigla em inglês), antes do reboot que a DC Films terá com a nova direção de James Gunn e Peter Safran. A trama terá Barry Allen mudando a linha temporal para salvar sua mãe, e, com isso alterando vários eventos e causando uma bagunça na cronologia natural do planeta. Para realizar essa proeza, o herói vai precisar acionar a Força da Aceleração, uma poderosa e misteriosa energia que permite aos velocistas da DC a quebrar os limites de espaço e tempo.

A trama é baseada na saga Ponto de Ignição, em que Barry Allen, ao alterar o passado, gera uma linha temporal alternativa que causa diversos problemas, em especial um conflito envolvendo Atlantes e Amazonas. O evento desencadeou o reboot conhecido como Novos 52, e, posteriormente, foi explicado como uma intervenção do Doutor Manhattan, de Watchmen, no Universo DC.

Continua após a publicidade

Barry só consegue realizar a mudança temporal por conta de sua conexão com a Força de Aceleração. Mas do que é isso e como ela funciona sendo a fonte provedora dos poderes de velocistas como os personagens conectados ao Flash?

O que é a Força da Aceleração?

A Força de Aceleração ou Força Velocidade (Speed Force, no original em inglês) é um campo de energia cósmica e potência baseada em velocidade e movimento, e uma das Sete Forças do Universo DC. É a representação da realidade em ação, sendo uma fonte fundamental de impulso para o espaço e o tempo. É o que concede a todos os velocistas suas capacidades sobre-humanas.

Essa fonte existe desde o início dos tempos no Universo DC, atuando como uma projeção tridimensional de eventos passados, presentes e futuros da realidade e de todos aqueles tocados pela Força de Aceleração. Ao longo da história, esse elemento procurou agentes que consigam desenvolver uma conexão, geralmente na forma de tempestades transdimensionais de plasma. A razão dessa interação é gastar a energia acumulada enquanto o tempo é empurrado para frente, para manter o delicado tecido da existência.

Continua após a publicidade

A Força de Aceleração pode se tornar incrivelmente volátil sem uma saída para seu excesso de energia, muitas vezes arrebatando pessoas, lugares e coisas de todas as eras para sua própria dimensão; bem como depositando parte dela ou afetando tudo e qualquer coisa de maneiras estranhas sempre que atingiu uma massa crítica.

Os poderes concedidos àqueles tocados pela Força de Aceleração giram em torno de movimento e progressão, variando de aceleração e desaceleração de partículas, tempo, espaço, impulso, desenvolvimento, potencial/energia cinética; até mesmo evolução e iluminação. Vários velocistas se fundiram a essa energia, incluindo Barry Allen, Wally West, Johnny Quick, Max Mercury, entre outros heróis, assim como vilões, a exemplo de Eobard Thawne.

Thawne, aliás, afirmou que, em seu núcleo, a Força de Aceleração é equivalente ao próprio tempo, descrevendo-a como existência movendo-se através da realidade, energia cinética e energia temporal.

Continua após a publicidade

Como funciona a Força da Aceleração?

A Força da Aceleração é onipresente no Multiverso, sincronizando todos os universos próximos uns dos outros, como uma fonte de energia infinita. Ela tem a capacidade de alterar sua estrutura física para imitar as características físicas de pessoas como Joe West e Nora Allen.

Aqueles com acesso à Força da Aceleração podem usar um grande número de habilidades, geralmente girando em torno da velocidade. Os poderes variam entre seus usuários, e a questão mais importante de sua conexão está relacionada ao seu equilíbrio, pois, caso ela se desestabilizar, as repercussões podem potencialmente destruir todos os Multiversos.

Os conduítes da Força da Aceleração têm uma habilidade principal, que permite aos usuários entenderem imediatamente como correr a velocidades sobre-humanas; e seus corpos instintivamente aprendem como reagir em situações de alta urgência.

Continua após a publicidade

Os velocistas mais velhos têm um limite reduzido, com um teto de aproximadamente 1.130 km/h, logo abaixo dos estrondos sônicos, permitindo que eles reajam a situações sem causar estresse aos civis. Em seu auge, os usuários da Força da Aceleração podem viajar muito mais rápido, até atingir a velocidade da luz — o que exige força de vontade suficiente.

É possível que os usuários viajem muito mais rápido que a velocidade da luz, no entanto, são níveis que causam uma quantidade incrível de estresse. Velocistas desacostumados com seu nível máximo podem se separar da Força da Aceleração ou até mesmo se tornar parte dela por acidente.

Entre outros poderes que ela concede estão a intangibilidade, controle de fluxo de ar e capacidade de usar a Força de Aceleração como um portal para viajar no tempo e nas dimensões, excedendo a velocidade da luz. Essa energia também pode promover características físicas sobre-humanas, como maior resistência, agilidade, cura, sentidos e, às vezes, força, bem como maior capacidade mental.

Continua após a publicidade

A Força da Aceleração também manifesta uma aura protetora em torno dos velocistas, que ficam protegidos pelos efeitos severos da ação em super velocidade— isso aumenta muito sua durabilidade. Os usuários emitem energia que se manifesta como eletricidade, que podem ser manipulados para gerar arcos e explosões, construções de energia e até mesmo promover cura a feridos.

Certos velocistas podem usar a Força da Aceleração para aplicações mais avançadas, como a manipulação do tempo, na qual eles aproveitam essa conexão para impulsionar o tempo e o espaço. Barry Allen foi capaz de fazer isso, acelerando o fluxo temporal para anular os poderes do vilão Zoom.

Para completar, a Força da Aceleração permite a alguns usuários, como Wally West, “roubar” e “emprestar”, assim como dividir essa energia; e até mesmo gerar “miragens”, a partir de cópias de si mesmo.