Publicidade

Superman tem um poder supremo que só pode ser usado em último caso

Por| 18 de Julho de 2023 às 20h30

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Como todo mundo sabe, os poderes do Superman vêm de sua exposição ao nosso Sol amarelo. E, embora esse conceito esteja sendo ampliado para a influência da gravidade em sua anatomia, a maioria de suas histórias ao longo das décadas trata Kal-El como uma “bateria viva” que usa radiação solar. E há um poder supremo do Homem de Aço que é baseado nessa lógica, mas que nunca é usado por conta do custo elevado que cobra.

Os poderes do Superman flutuam conforme o herói se expõe à radiação solar. Em várias histórias, esse aspecto costuma ser usado como uma fraqueza, com vilões bloqueando o sol para minar as forças do Homem de Aço. O chamado Sun-Dipping (ou “Mergulho Solar”, na tradução livre), é um poder supremo que pode ser considerado o oporto nessa lógica, pois um contato direto deixaria Clark Kent com todas suas habilidades no ápice.

Mas por que o Superman não usa o Sun-Dipping regularmente? Bem, por várias razões, mas, principalmente, porque isso torna seus poderes mais difíceis de controlar; e a longo prazo, poderia se tornar muito perigoso para o próprio funcionamento saudável de seu corpo.

Continua após a publicidade

Em Justice League #25, de 2019, vemos um exemplo de como o Sun-Dipping pode ser uma opção pouco prática em suas lutas. Na edição, Superman só consegue vencer depois que Batman consegue enfileirar uma linha de sóis recém-criados, de forma que o Homem de Aço consiga acessá-los rapidamente e seja superenergizado.

Mas imagina ter que fazer algo parecido toda vez que o Superman precisasse aumentar seus poderes ao ápice? Mesmo com a supervelocidade, isso não seria algo muito funcional em seus combates. Além disso, o próprio Homem de Aço acredita muito mais em sua humanidade do que ser superenergizado pelo Sol para resolver todos os seus problemas.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

E há um outro perigo fundamental que o Sun-Dipping traz ao Homem de Aço: essa prática pode sobrecarregar os poderes do Superman, eventualmente matando-o. Esse é justamente o enredo de Grandes Astro: Superman, em que Kal-El, depois de uma grande exposição solar, vê suas células se tornando cancerígenas e mortais, mesmo para sua extraordinária anatomia.

No final das contas, então, o Sun-Dipping pode ser considerado seu poder supremo, que pode dar ao Superman o ápice de suas habilidades; mas que também pode torná-lo impreciso, descuidado e até preguiçoso, com o custo ao longo prazo podendo ser até mesmo sua própria vida.