Publicidade

Superman tem um poder supremo que só pode ser usado em último caso

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

Como todo mundo sabe, os poderes do Superman vêm de sua exposição ao nosso Sol amarelo. E, embora esse conceito esteja sendo ampliado para a influência da gravidade em sua anatomia, a maioria de suas histórias ao longo das décadas trata Kal-El como uma “bateria viva” que usa radiação solar. E há um poder supremo do Homem de Aço que é baseado nessa lógica, mas que nunca é usado por conta do custo elevado que cobra.

Os poderes do Superman flutuam conforme o herói se expõe à radiação solar. Em várias histórias, esse aspecto costuma ser usado como uma fraqueza, com vilões bloqueando o sol para minar as forças do Homem de Aço. O chamado Sun-Dipping (ou “Mergulho Solar”, na tradução livre), é um poder supremo que pode ser considerado o oporto nessa lógica, pois um contato direto deixaria Clark Kent com todas suas habilidades no ápice.

Mas por que o Superman não usa o Sun-Dipping regularmente? Bem, por várias razões, mas, principalmente, porque isso torna seus poderes mais difíceis de controlar; e a longo prazo, poderia se tornar muito perigoso para o próprio funcionamento saudável de seu corpo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em Justice League #25, de 2019, vemos um exemplo de como o Sun-Dipping pode ser uma opção pouco prática em suas lutas. Na edição, Superman só consegue vencer depois que Batman consegue enfileirar uma linha de sóis recém-criados, de forma que o Homem de Aço consiga acessá-los rapidamente e seja superenergizado.

Mas imagina ter que fazer algo parecido toda vez que o Superman precisasse aumentar seus poderes ao ápice? Mesmo com a supervelocidade, isso não seria algo muito funcional em seus combates. Além disso, o próprio Homem de Aço acredita muito mais em sua humanidade do que ser superenergizado pelo Sol para resolver todos os seus problemas.

E há um outro perigo fundamental que o Sun-Dipping traz ao Homem de Aço: essa prática pode sobrecarregar os poderes do Superman, eventualmente matando-o. Esse é justamente o enredo de Grandes Astro: Superman, em que Kal-El, depois de uma grande exposição solar, vê suas células se tornando cancerígenas e mortais, mesmo para sua extraordinária anatomia.

No final das contas, então, o Sun-Dipping pode ser considerado seu poder supremo, que pode dar ao Superman o ápice de suas habilidades; mas que também pode torná-lo impreciso, descuidado e até preguiçoso, com o custo ao longo prazo podendo ser até mesmo sua própria vida.