Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Superman | Por que os czarnianos são tão poderosos quanto os kryptonianos?

Por| 03 de Novembro de 2023 às 20h40

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

O Superman está prestes a enfrentar uma ameaça que já teve que lidar várias vezes no passado, mas em uma escala menor, e, ainda assim, bastante dolorosa: encarar a raça czarniana. O anti-herói — e muitas vezes vilão — Lobo sempre foi um grande desafio para o Homem de Aço, principalmente por que a espécie alienígena desse oponente é tão forte e difícil de derrubar quanto os kryptonianos.

Mas de que planeta esses seres vieram, e por que eles são tão poderosos quanto os kryptonianos. E qual a razão de eles estarem perto de se chocarem com a Terra e o Superman?

Vem comigo que o Canaltech te explica tudo isso, até porque a DC Comics nunca se aprofundou tanto assim na raça do Lobo.

Continua após a publicidade

Lobo, o último czarniano?

No começo dos anos 1990, o mercado de quadrinhos de super-heróis estava em declínio e sofria com crise criativa. As editoras passaram a apelar para histórias mais violentas e caracterizações sexualizadas, com sequências e reviravoltas extremas — foi nessa época que o Lanterna Verde enlouqueceu, o Superman morreu e o Batman ficou paraplégico, por exemplo.

Os X-Men eram uma exceção e vendiam muito, e Wolverine passou a ser cada vez mais procurado pelos leitores. Foi aí que a DC Comics decidiu reformular um personagem do passado para ter sua própria versão de um herói “casca-grossa” parecido com os pistoleiros solitários dos filmes de faroeste.

Lobo, criado por Roger Slifer e Keith Giffen, apareceu pela primeira vez em Omega Men #3, em 1983, como um vilão sem muita importância. E, em 1990, o mercenário foi reformulado com um visual de motoqueiro metaleiro, e com uma caracterização que elevava ao extremo todos os aspectos que os gostavam em Wolverine: nessa época, Logan era muito mais calado e violento, daquele tipo com um código de honra próprio que sempre briga em bar.

Inicialmente, os autores aproveitaram o fato de a DC não levar essa reformulação a sério para criar uma clara paródia ao Wolverine, com direito a muito humor ácido e coisas politicamente incorretas: Lobo não tinha qualquer senso de justiça ou ética, era declaradamente mulherengo e misógino, e se gabava de tomar todas e encher qualquer um de porrada, desde que o dinheiro e o desafio valessem a pena.

Para “justificar” como o Lobo era tão poderoso, a minissérie Lobo — O Último Czarniano explicou que ele matou todos em seu planeta, só para provar que era “o maioral”. Sua motivação inicial como mercenário era muito simples: cumprir qualquer contrato pago, não importa o elevado risco.

Entre seus poderes estão força que não pode ser mensurada e rivaliza com a do Superman, inteligência surpreendente para alguém com instinto animal, expertise em armas e combate físico; e, acima de tudo, um fator de cura fenomenal, capaz de recuperá-lo completamente em pouco tempo, mesmo de ferimentos mortais.

Continua após a publicidade

Quais são os poderes dos czarnianos?

O planeta fictício Czarnia apareceu pela primeira vez no segundo volume de publicações de Lobo #0, em outubro de 1994. Os czarnianos tinham muitas instituições sociais semelhantes às da Terra, como creches, concertos musicais e manicômios. A utopia de Czarnia rivalizava com a de Krypton, e o idioma de lá nem comportava palavras para descrever a violência.

Antes do evento Crise nas Infinitas Terras, o reboot da DC para consertar erros cronológicos e de continuidade, os czarnianos eram chamados de velorpianos. Os velorpianos do universo Terra-Um foram conquistadores violentos, como os czarnianos do universo Terra Primordial. Eles foram exterminados pelos psions, deixando Lobo, aparentemente, como o único sobrevivente.

Continua após a publicidade

Todos os cidadãos têm poderes de regeneração, portanto só podem ser mortos por sua própria espécie. Eles se reproduzem da mesma forma que os humanos, mas possuem uma característica que os torna difíceis de serem dizimados: podem se multiplicar de forma assexuada por meio de replicação: quando são cortados, seu sangue forma um novo czarniano, com as mesmas memórias e personalidade de seu progenitor — não há uma explicação exata para isso, mas tudo indica que os psions interferiram no processo evolutivo dos czarnianos.

Qual a situação dos czarnianos atualmente?

Czarnia ruiu após o nascimento de um menino tão mau que a enfermeira responsável enlouqueceu. Esse pequeno demônio foi chamado de Lobo, que significa “aquele que devora suas entranhas e desfruta disso”. Aos 17 anos, Lobo decidiu exterminar os outros de sua raça através de um enxame de criaturas letais semelhantes a escorpiões.

Lobo acreditava que era o único czarniano restante, mas, posteriormente, descobriu que isso não era verdade. O próprio anti-herói teve dezenas de filhos, por conta de seu comportamento promíscuo. Um dos poucos sobreviventes é Lobo.

Continua após a publicidade

Após os eventos de Ponto de Ignição, saga em que o Flash voltou no tempo para salvar sua mãe e acabou causando um Efeito Borboleta que alterou todo o futuro. Depois do reboot dos Novos 52, os czarnianos se tornaram uma raça aparentemente empenhada na dominação universal, constantemente em guerra com os Demonitas e os Thanagarianos. Nessa época, Lobo mudou radicalmente, e praticamente se tornou um metrossexual — a ideia não deu certo, e o jeito “machão” voltou.

E, depois do Renascimento, um soft reboot que consertou algumas coisas cometidas na fase dos Novos 52, a cronologia oficial mostrou Lobo afirmando ter assassinado todos de sua raça. Mas, na verdade, Czarnia e seu povo foram preservados em uma garrafa por Brainiac.