Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que personagem chamou a cronologia da Marvel de Terra-616 pela 1ª vez?

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Junho de 2022 às 21h40

Link copiado!

Marvel
Marvel

Termo muito comum entre os leitores de HQs mais experientes, o "Universo 616" da Marvel caiu nas graças do grande público após ter sido mencionado pela primeira vez no universo cinematográfico da editora, em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. É um termo usado para se referir ao universo oficial de heróis da empresa. Mas você sabe quando surgiu pela primeira vez nos quadrinhos?

Foi em 1983, de um jeito pouco convencional. Na época, os quadrinhos da Marvel eram publicados na Grã-Bretanha não apenas com o material original da matriz norte-americana, mas também com histórias próprias. Foi assim que surgiu em 1976 o Capitão Britânia (Brian Braddock), que foi "exportado" para os EUA, lutando contra o Homem-Aranha e anos depois migrando para a cronologia dos X-Men. Sua irmã Betsy Braddock depois virou a heroína mutante Psylocke, e o próprio Brian liderou a equipe Excalibur.

A primeira menção e origem ao termo Terra-616 veio de The Daredevils nº 7, publicação da Marvel UK que trazia as histórias do Capitão. O escritor David Thorpe, roteirista anterior do personagem, disse que a ideia nasceu em uma história de Alan Moore e Alan Davis. Trazia a destruição da Terra-238, que levou a Opal Luna Saturnyne, responsável por manter a ordem no Omniverso, ser colocada em um julgamento multiversal.

Continua após a publicidade

Ao mencionar as tentativas dela e do Capitão Britânia de ajudar o planeta, ela se refere ao seu companheiro herói como "Capitão Britânia da Terra 616".

Nas palavras de Thorpe em uma entrevista à Marvel.com

Havia uma narrativa muito longa e abrangente que eu desenvolvi, e que envolvia esse personagem chamado Saturnyne, que era responsável por todos os diferentes universos alternativos, terras alternativas. E ela estava tentando garantir a feliz transição de todas essas Terras para o próximo nível evolutivo. (...) Então, esta Terra, Terra-616, era a que estava impedindo tudo porque era basicamente o pior desempenho de todas as outras Terras.
Continua após a publicidade

Ao tentar explicar o motivo da escolha do número, Thorpe admite que "tinha algo a ver com 666, o número da besta: 666 menos 50. Alan Moore, que assumiu a série, foi quem realmente a colocou no papel. Vamos ser justos. E Alan e eu compartilhamos um grande interesse em magia e ocultismo. E eu entrei no caos mágico, e então eu acho que Alan também, assim como Grant Morrison e alguns de nós, você sabe, na cena de quadrinhos naquela época nos anos 1980".

Com o tempo, fãs assumiram que o universo regular da Marvel nos quadrinhos é o oficial. Outros universos alternativos da Marvel, tanto nos quadrinhos quanto em outras mídias, poderiam ser designados com outras numerações.

O Universo Marvel dos cinemas é o 616?

Ao citar o Universo 616 como o "oficial" dos heróis Marvel do cinema, o filme do segundo Doutor Estranho colocou lenha na fogueira nerd. Isso porque, de acordo com parte dos fãs, o numeral só poderia ser atribuído ao universo Marvel nos quadrinhos. Já o dos cinemas, regido por uma cronologia e lógica próprias, deveria, na visão desses fãs, ter outro número.

Continua após a publicidade

E que número seria? Bem, um livro oficial da Marvel chamado Official Guide To The Marvel Universe Update Vol 5, de 2008, afirmou que o primeiro filme do Homem de Ferro daquele ano - e também primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel - se passava na Terra-199999. É o que os seguidores dessa vertente defendem.

Recentemente a intérprete da série Ms. Marvel, Irma Vellani, deu uma declaração recente abraçando a ideia. Fã de HQs, ela até peita seu próprio chefe, Kevin Feige, "cabeça" dos filmes Marvel, e diz que não é porque ele quer chamar o universo dos filmes de 616 que vai ficar por isso mesmo. Assista abaixo.

Continua após a publicidade

Fonte: Marvel