Que personagem chamou a cronologia da Marvel de Terra-616 pela 1ª vez?
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
Termo muito comum entre os leitores de HQs mais experientes, o "Universo 616" da Marvel caiu nas graças do grande público após ter sido mencionado pela primeira vez no universo cinematográfico da editora, em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. É um termo usado para se referir ao universo oficial de heróis da empresa. Mas você sabe quando surgiu pela primeira vez nos quadrinhos?
- Kryptonita? Lanternas Verdes poderiam matar Superman de outro jeito
- DC admite que retorno de Barry Allen estragou a trajetória de Wally West
Foi em 1983, de um jeito pouco convencional. Na época, os quadrinhos da Marvel eram publicados na Grã-Bretanha não apenas com o material original da matriz norte-americana, mas também com histórias próprias. Foi assim que surgiu em 1976 o Capitão Britânia (Brian Braddock), que foi "exportado" para os EUA, lutando contra o Homem-Aranha e anos depois migrando para a cronologia dos X-Men. Sua irmã Betsy Braddock depois virou a heroína mutante Psylocke, e o próprio Brian liderou a equipe Excalibur.
A primeira menção e origem ao termo Terra-616 veio de The Daredevils nº 7, publicação da Marvel UK que trazia as histórias do Capitão. O escritor David Thorpe, roteirista anterior do personagem, disse que a ideia nasceu em uma história de Alan Moore e Alan Davis. Trazia a destruição da Terra-238, que levou a Opal Luna Saturnyne, responsável por manter a ordem no Omniverso, ser colocada em um julgamento multiversal.
Ao mencionar as tentativas dela e do Capitão Britânia de ajudar o planeta, ela se refere ao seu companheiro herói como "Capitão Britânia da Terra 616".
Nas palavras de Thorpe em uma entrevista à Marvel.com
Havia uma narrativa muito longa e abrangente que eu desenvolvi, e que envolvia esse personagem chamado Saturnyne, que era responsável por todos os diferentes universos alternativos, terras alternativas. E ela estava tentando garantir a feliz transição de todas essas Terras para o próximo nível evolutivo. (...) Então, esta Terra, Terra-616, era a que estava impedindo tudo porque era basicamente o pior desempenho de todas as outras Terras.
Ao tentar explicar o motivo da escolha do número, Thorpe admite que "tinha algo a ver com 666, o número da besta: 666 menos 50. Alan Moore, que assumiu a série, foi quem realmente a colocou no papel. Vamos ser justos. E Alan e eu compartilhamos um grande interesse em magia e ocultismo. E eu entrei no caos mágico, e então eu acho que Alan também, assim como Grant Morrison e alguns de nós, você sabe, na cena de quadrinhos naquela época nos anos 1980".
Com o tempo, fãs assumiram que o universo regular da Marvel nos quadrinhos é o oficial. Outros universos alternativos da Marvel, tanto nos quadrinhos quanto em outras mídias, poderiam ser designados com outras numerações.
O Universo Marvel dos cinemas é o 616?
Ao citar o Universo 616 como o "oficial" dos heróis Marvel do cinema, o filme do segundo Doutor Estranho colocou lenha na fogueira nerd. Isso porque, de acordo com parte dos fãs, o numeral só poderia ser atribuído ao universo Marvel nos quadrinhos. Já o dos cinemas, regido por uma cronologia e lógica próprias, deveria, na visão desses fãs, ter outro número.
E que número seria? Bem, um livro oficial da Marvel chamado Official Guide To The Marvel Universe Update Vol 5, de 2008, afirmou que o primeiro filme do Homem de Ferro daquele ano - e também primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel - se passava na Terra-199999. É o que os seguidores dessa vertente defendem.
Recentemente a intérprete da série Ms. Marvel, Irma Vellani, deu uma declaração recente abraçando a ideia. Fã de HQs, ela até peita seu próprio chefe, Kevin Feige, "cabeça" dos filmes Marvel, e diz que não é porque ele quer chamar o universo dos filmes de 616 que vai ficar por isso mesmo. Assista abaixo.
Fonte: Marvel