Publicidade

O Capitão América consegue vencer o Hulk na porrada?

Por| 15 de Setembro de 2022 às 22h40

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

O Hulk é um dos humanos mais poderosos do Universo Marvel. Ele já dominou o mundo em mais de uma realidade alternativa, tornou-se imortal e é praticamente uma força da natureza, que consegue apenas ser contido por seu franzino alter-ego, o cientista Bruce Banner. E, ainda que Steve Rogers não tenha uma força física comparável à do Gigante Esmeralda, o Capitão América já saiu no braço com oponentes do patamar de Thanos e de Thor. Aliás, ele também já caiu na porrada com o Verdão. E fica a pergunta: como o Sentinela da Liberdade se vira em um combate desses?

Bem, embora não seja uma luta física justa, Steve Rogers tem um belo aparato corporal para sair na mão com qualquer inimigo, até mesmo o Hulk: o Soro do Supersoldado, seu treinamento constante como “homem de campo” em guerras, a habilidade com o escudo, e, principalmente, suas estratégias e palavras inspiradoras, fazem do Capitão América um oponente excepcional.

O conjunto equilibrado de corpo e mente reúne um arsenal que multiplica suas acrobacias e socos em um nível capaz de torná-lo vencedor de qualquer luta, mesmo em pancadarias em que sua força esteja em desvantagem.

Continua após a publicidade

Tudo bem que o Hulk também conta com a inteligência de Banner, quando possível; e é um exímio lutador, além de ser um oponente praticamente indestrutível. Mas o Capitão América já provou ser capaz de aguentar — e até de vencer — um combate corpo a corpo contra o Gigante Esmeralda.

Como o Capitão América vence o Hulk em uma luta?

O Capitão América tem uma força mental, disciplina e resiliência incomuns, que, associados a expertise em lutas corpo a corpo e estratégia, forneceram o que ele precisou para abater o Hulk em algumas ocasiões. E uma delas demonstra isso com mais propriedade.

Continua após a publicidade

Na minissérie Capitão América: Morre uma Lenda, lançada em 2007, quando Steve Rogers morreu após a conclusão da Guerra Civil, o Homem-Aranha, arrasado com o assassinato, lembra-se de como o Capitão América o inspirou em uma luta conjunta contra o Hulk — ele faz isso traçando um paralelo com uma pancadaria que teve com outro oponente de força descomunal, o Rino.

A história é contada em flashback, e o Homem-Aranha lembra como o Capitão América o salvou e o ajudou a vencer o Hulk na porrada, inspirando-o a superar seus limites. Dá para notar que o Gigante Esmeralda estava em um dos seus momentos selvagens, como a criatura descontrolada e mentalmente frágil que costuma ser. Mesmo assim, Steve Rogers não deixa o oponente respirar e o derruba no combate físico.

Vale destacar que o Capitão América também derrotou o Hulk em Os Supremos, na linha Ultimate, usando todos os outros Vingadores, inclusive Thor, para minar a escalada de fúria do Gigante Esmeralda, o suficiente para cansá-lo e obrigar um arrependido Banner a voltar à forma humana — e, depois levar um soco daqueles de Rogers.

Continua após a publicidade

Banner tem grande respeito por Rogers, especialmente em Os Supremos e no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), porque, nessas histórias, ele se tornou o Hulk tentando reproduzir o Soro do Supersoldado. Então, além de o Capitão América ser um ícone, é o objeto de pesquisa de décadas em seu trabalho; daí a razão de o Gigante Esmeralda obedecer o Sentinela da Liberdade — isso acontece no filme Os Vingadores.

É claro que o Hulk pode esmagar facilmente o Capitão América com sua força física, que nem dá para comparar. Mas todas as habilidades que Roger possui, o que inclui manipular o contexto e aliados, além da própria mente de Banner, torna sua experiência tática de combate em um poder capaz de canalizar seus socos em uma vitória, mesmo na porrada — e, como já vimos várias vezes, o Sentinela da Liberdade não desiste ou foge da luta, o que assusta quem está acostumado a ver seus oponentes tremendo de medo de apanhar.