Nova HQ revela que sempre houve um quarto membro secreto na Trindade DC
Por Claudio Yuge |
Se você não sabe exatamente a grande diferença entre os Vingadores e a Liga da Justiça, podemos resumir ao fato de que o grupo da Marvel Comics sempre muda de formação e quase nunca mantém a Trindade Marvel, composta por Homem de Ferro, Capitão América e Thor; enquanto a equipe da DC Comics exige a presença da Trindade DC, constituída por Batman, Superman e Mulher-Maravilha. O trio decenauta é o pilar dos heróis da editora, tamanha sua importância. O que não sabíamos até agora é que, na verdade, trata-se de um quarteto, com a presença de um membro secreto esse tempo todo.
- Entenda por que a Liga da Justiça não pode ser substituída pelos Titãs
- Liga da Justiça: trama mostra que herói icônico foi um “erro multiversal”
- Não é sobre poderes: o que cada herói da Liga da Justiça representa?
- Liga da Justiça finalmente volta a trabalhar e em dois mundos
Em uma prévia de Batman/Superman: World’s Finest #30, que chega às bancas gringas nesta semana, a trama mostra como a Trindade DC se formou na primeira missão que concretizou a aliança de Batman, Superman e Mulher-Maravilha fechando o acordo de trabalhar oficialmente juntos. A história mostra que isso aconteceu durante a investigação de um assassinato na ilha de Themyscira.
E é aí que vemos um membro não oficial também fazendo parte da Trindade DC. Na época Dick Grayson se tornou o primeiro Robin e também participou da missão com ajudante de seu mentor, Batman. Embora a história deixe claro que o Menino Prodígio seja apenas um convidado, principalmente pelo fato de ainda ser um adolescente e ajudante do Homem-Morcego, acabou impedindo o jovem herói a formar um quarteto.
Embora as primeiras décadas de Robin tenham mostrado um personagem bem bobinho, usado como alívio cômico e até como solução de roteiros preguiçosos, Dick sempre esteve por perto, seja na Liga da Justiça, nos Jovens Titãs ou mesmo ao lado da Trindade DC quando o trio ainda nem tinha oficializado essa parceria.
Robin já chegou a salvar o Superman, o Batman e até a Mulher-Maravilha algumas vezes, e até apareceu em adaptações para desenhos animados e outras mídias em contextos que um ou mais membros da Trindade DC participou. E seu desenvolvimento como um herói próprio na pele do Asa Noturna tem mostrado ainda mais como Dick já tem estrutura para ser comparado aos veteranos.
Nos últimos anos, Asa Noturna ascendeu para reivindicar um status mais importante, como líder mundial da comunidade de heróis da DC na ausência da Liga da Justiça. Atualmente, Dick é uma das únicas unanimidades entre os ícones, porque todos gostam dele e, agora, ele também atribui tarefas para a própria Trindade DC, como aconteceu recentemente na saga Absolut Power #2.
O fato de todos os heróis mais antigos acompanharem o crescimento de Dick e observarem a maneira como os antigos companheiros de sua idade o enxergam como líder e exemplo foi fundamental para o Asa Noturna ser praticamente um quarto membro secreto da Trindade DC. Prova disso é que ele não somente já dá ordens aos seus mentores como também ensina os mais jovens da nova geração, a exemplo dos filhos de Bruce Wayne e Clark Kent.