Marvel revela Wolverine como vilão na saga Age of Revelation
Por Claudio Yuge |

Pouco mais de um ano após o fim da Era Krakoana e o início da fase Das Cinzas, os títulos conectados aos X-Men recebem seu primeiro grande crossover. Em um evento baseado na clássica Era do Apocalipse, a Marvel Comics inicia a Era da Revelação (Age of Revelation). A saga leva este nome justamente porque estamos presenciando a substituição de Apocalipse por seu sucessor, Revelação, em uma trama que terá Wolverine como vilão.
- X-Men revelam novos poderes de herói clássico herdeiro de Apocalipse
- X-Men revelam que membros icônicos escondem um superpoder há muito tempo
A Marvel confirmou que Wolverine assume o papel do “Anjo da Morte”, marcando o retorno de uma transformação sombria para o personagem emblemático da equipe dos X-Men — Logan teve uma participação semelhante no passado, quando retornou de seu status sem adamantium nos ossos, lá nos anos 1990, quando foi também o Cavaleiro da Morte de Apocalipse.
Para quem ainda não sabe quem é Revelação, o sucessor de Apocalipse, aqui vai um rápido resumo. No final de 2024, a Marvel Comics lançou uma minissérie chamada X-Men: Herdeiro de Apocalipse, em que presenciamos a desistência de Apocalipse em sua missão de aprimoramento da espécie mutante, forçando-a a se tornar mais forte. Aceitando que sua filosofia havia falhado, ele escolheu Doug como seu sucessor, aprimorando seu corpo e poderes usando tecnologia Celestial.
Naquele momento, Doug adotou o nome Revelação e exibiu uma nova pele dourada e tatuagens, sem detalhar exatamente o que o rapaz agora é capaz de fazer — vale lembrar que O Livro do Apocalipse, da Bíblia, também é conhecido como O Livro das Revelações, portanto, assim como o tomo sagrado foi inspiração para o primeiro vilão, também para o novo.
O novo evento Age of Revelation está previsto para começar em outubro de 2025, precedido pela edição zero lançada esta semana. A história se passa numa linha do tempo distópica, na qual um novo império mutante liderado pelo herdeiro de Apocalipse se estabelece sobre mentiras que ameaçam destruir a humanidade.
Em meio a esse cenário, Wolverine como o “Anjo da Morte” torna-se peça central de um arco que promete “uma mistura de horror, manipulação e dilemas morais”, segundo a sinopse da própria Marvel.
Apocalipse costuma usar X-Men como “agentes”
A edição que vai detalhar o papel de Wolverine como “Anjo da Morte” está prevista para Sinister’s Six #2, com previsão de lançamento para primeira quinzena de novembro, no segundo mês de pleno andamento da saga Age of Revelation.
Nesse arco, Logan surge como antagonista, e o título de “Anjo da Morte” não é apenas simbólico: há precedentes nos quadrinhos em que Wolverine, ao sofrer lesões que deveriam ser fatais, enfrenta Azrael, o verdadeiro Anjo da Morte, para retornar ao mundo dos vivos. Na época, foi uma luta nas dimensões espirituais que conecta sua habilidade de regeneração a uma batalha mística com seu próprio destino.
Outro personagem icônico dos X-Men, Warren Worthington III, o antigo Anjo, já passou por um processo semelhante como membro dos Cavaleiros do Apocalipse. Transformado pelo próprio Apocalipse após sofrer o arranque de suas asas naturais, Warren teve seu corpo modificado: sua pele ficou azul, ganhou asas metálicas afiadas capazes de disparar penas tóxicas, e adotou o codinome Morte.
No universo de Age of Revelation, Wolverine volta a ser um agente do mal, e, ao que parece, assim como aconteceu em Era do Apocalipse, Logan será mais uma vez um contraponto para Scott Summers, o Ciclope, que, pelo menos inicialmente, deverá liderar os X-Men contra o vilão Revelação e suas forças do mal.
Leia mais: