X-Men revelam novos poderes de herói clássico herdeiro de Apocalipse
Por Claudio Yuge |

No final de 2024, a Marvel Comics lançou uma minissérie chamada X-Men: Herdeiro de Apocalipse, em que presenciamos a desistência de Apocalipse em sua missão de aprimoramento da espécie mutante, forçando-a a se tornar mais forte. Aceitando que sua filosofia havia falhado, ele escolheu Doug como seu sucessor, aprimorando seu corpo e poderes usando tecnologia Celestial.
Naquele momento, Doug adotou o nome Revelação exibiu uma nova pele dourada e tatuagens , mas a série terminou sem revelar o que ele realmente é capaz de fazer — vale lembrar que O Livro do Apocalipse, da Bíblia, também é conhecido como o Livro das Revelações, portanto, assim como o tomo sagrado foi inspiração para o primeiro vilão, também para o novo.
Quem acompanha os mutantes já há algum tempo sabe que isso foi particularmente surpreendente, pois Cifra, que fazia parte dos Novos Mutantes, sempre foi subestimado pelos colegas e os leitores por conta de seu poder de decifrar qualquer tipo de idioma ou linguagem .
Os fãs puderam ver o novo design de Doug em X-Men: Herdeiro do Apocalipse, de 2024, mas não sabiam do que ele era capaz. Agora, uma nova HQ revela que sua capacidade original de entender e se comunicar em qualquer idioma foi superada, permitindo-lhe reestruturar a mente de qualquer pessoa com quem se comunique.
Ou seja, a partir de agora, Doug possui controle mental baseado na linguagem, e não para por aí.
Quais os poderes de Cifra como Revelação?
Em X-Men #19, lançado recentemente, os fãs descobrem os novos poderes de Douglas "Doug" Ramsey, o herói anteriormente conhecido como Cifra. Membro de longa data dos Novos Mutantes, Doug foi reconstruído geneticamente por Apocalipse, renascendo como o poderoso "Revelação".
A trama mostra que, embora mantenha seus poderes originais, Doug agora tem influência total sobre qualquer pessoa com quem se comunique. Seu amigo, o alienígena Warlock, a quem ele costumava se fundir no passado, define a nova habilidade como "acesso de administrador a mentes pensantes".
Doug também foi aprimorado fisicamente, tornando-o mais forte, mais rápido e mais resistente. O controle mental não é novidade para os X-Men. Mas há um histórico de proteções contra a telepatia do Professor X, como o capacete de Magneto ou “Protocolo do Triângulo Vermelho”, um treinamento especial que oferece ao usuário uma forte defesa mental.
Em contraste, qualquer pessoa que se comunique por meio da linguagem é vulnerável à Revelação. Felizmente, Doug continua sendo um herói, e a história em quadrinhos começa com ele discutindo a moralidade de suas habilidades com Warlock e sua nova esposa, Bei, a Lua de Sangue. O trio é então atacado pelo grupo antimutante ZERO, com Doug quase forçando seu líder a se matar antes que Bei intervenha e mate o vilão.
Embora Apocalipse queira o melhor para os mutantes, o vilão que na Era Krakoana chegou a flertar com o heroísmo, tem métodos perversos e um longo histórico de pressionar os gatilhos para os instintos mais sombrios dos heróis dos X-Men.
Os novos poderes de Revelação de Doug são impressionantes, contudo as mudanças que Apocalipse fez em aspectos mais fundamentais, embora possam ser consideradas um grande trunfo para os X-Men, certamente trarão à tona uma faceta sombria do herói muito em breve.
Leia também: