Maiores inimigos dos Lanternas Verdes têm uma forma secreta de recarregar anéis
Por Claudio Yuge |

“No dia mais claro, na noite mais densa/O mal sucumbirá ante minha presença/Todo aquele que venera o mal há de penar/Quando o poder do lanterna verde enfrentar!” O famoso juramento dos Lanternas Verdes não apenas serve como inspiração e um chamado para a batalha, como é essencial para que os integrantes da tropa recarreguem seus anéis energéticos uma vez a cada 24 horas. E, curiosamente, seus maiores inimigos, os Lanternas Amarelos da Tropa Sinestro, não precisam fazer o mesmo para encher o tanque de suas armas, graças a uma forma secreta de fazer isso.
- Lanternas Verdes têm a prisão perfeita para o Superman
- Sabia que cada Lanterna Verde usa seus poderes de forma diferente?
Todo mundo que acompanha as tramas dos Lanternas Verdes sabe que, há milhares de anos, os Guardiões do Universo possuem uma Bateria Central alimentada pela força de vontade de todas as criaturas vivas do cosmos. E, para recarregar a energia dos anéis energéticos de cada integrante da tropa, é necessário realizar o juramento. Isso, e o fato de os novatos não conseguirem usar suas armas contra superfícies amarelas, são as maiores desvantagens dos “policiais espaciais”.
Eis que, quando Sinestro deixou de ser um Lanterna Verde e criou sua própria tropa rival, essa “fraqueza” foi deixada para trás em seu exército. Em Green Lantern #20, lançado em 2007, uma história dá mais detalhes de como a Tropa Sinestro não necessita de uma Bateria Central para recarregar os anéis energéticos.
Na trama, Amor Sur, filho do Lanterna Verde Abin Sur (o mesmo que morreu e deixou seu anel para Hal Jordan na Terra), vai contra os ideais de seu pai e é recrutado para a Tropa Sinestro. No estágio final de seu treinamento, seu anel energético amarelo tem seu poder drenado, e ele precisa dar um jeito de recarregá-lo. Ali, ele é orientado por Lyssa Drak, que explica de onde vem a carga de sua arma: em vez de uma Bateria Central que reúne força de vontade, a Tropa Sinestro coleta o medo que energiza seus anéis das próprias vidas sencientes ao seu redor.
Assim, Amon precisa apenas canalizar seu próprio medo para conseguir recarregar seu anel. Vale destacar que isso não é explicado detalhadamente, mas tudo leva a crer que todos os integrantes da Tropa Sinestro têm essa maneira secreta de recarregar suas baterias — algo que dá vantagem aos Lanternas Amarelos em batalhas contra seus maiores inimigos, os Lanternas Verdes.
Isso faz sentido e, em várias batalhas, já vimos que os Lanternas Amarelos realmente nunca ficam sem energia, enquanto os Lanternas Verdes sempre acabam tendo que se superar, mesmo em desvantagem. E é aí que entra uma das maiores virtude dos Gladiadores Esmeralda: a capacidade de sobrepujar o medo, o que, consequentemente, diminui bastante a energia disponível para seus rivais recarregarem suas armas com as vidas ao seu redor.