Publicidade

Liga da Justiça “dá um tempo” e é substituída por outro supergrupo nas HQs

Por| 19 de Janeiro de 2023 às 22h30

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Dark Crisis on Infinite Earths veio para cravar um novo começo na cronologia da DC, depois de vários reboots “instáveis” e que pareciam levar a lugares, digamos, muito “abstratos”. A última saga da DC Comics trouxe de volta tramas dos anos 1980 e combinou com os momentos recentes de outros megaeventos. E, para dar o pontapé inicial da fase que em sendo chamada de Dawn of DC (ou “Crepúsculo da DC”, na tradução livre), a editora aposenta temporariamente a Liga da Justiça e a substitui por outro conhecido supergrupo.

Atenção para spoilers de sagas e revistas recentes publicadas pela DC Comics!

Bem, só para resumir os dois megaeventos anteriores, em Noites de Trevas: Death Metal, a DC abriu caminho para a renovação de seus títulos, trazendo todas as Terras do Multiverso de volta, com direito a Multiversos — sim, no plural. Ou seja, tudo o que foi publicado passou a fazer parte do cânone oficial da editora. E, em Fronteira Infinita, a companhia colocou seus personagens clássicos em um patamar superior, que ainda precisa ser posicionado em um mundo que a nova geração de heróis também precisa encontrar seu lugar para brilhar.

Continua após a publicidade

Por exemplo, o Superman e a Mulher-Maravilha estão tão poderosos que estão mesmo mais perto de divindades. E Batman definitivamente não pode ser visto somente como o protetor de Gotham, e sim do mundo — ou dos Multiversos. E seus sucessores passaram a ter mais espaço, mostrando suas diferenças com a velha guarda e mantendo a chama do legado acesa.

Editorialmente falando, é a DC tentando, desta vez de uma forma mais organizada, agradar seu público veterano e trazendo novos leitores e a audiência dos filmes para os quadrinhos — as tentativas anteriores não foram bem-sucedidas nessa tarefa. E a ausência da Liga da Justiça tem tudo a ver com isso.

Continua após a publicidade

Liga da Justiça é substituída pelos Titãs

Quando Dark Crisis on Infinite Earths acabou, muita coisa do passado veio à tona, e os heróis perceberam que, além dos erros que cometeram, talvez a abordagem da Liga da Justiça não faça mais tanto sentido nos Multiversos atuais — e isso é até mesmo metalinguístico, pois também é algo que os próprios autores vêm repensando nos últimos anos.

Em Nightwing #100, lançado nesta terça-feira (17), o Asa Noturna precisa da ajuda de seus amigos de Novos Titãs para combater um vilão. Assim, a equipe clássica adorada pelos leitores se reúne novamente, com Dick Grayson liderando o grupo formado por Donna Troy, o Flash Wally West, Ravena, Estelar, Mutano e Ciborgue.

Continua após a publicidade

Em seguida, ao visitar o Hall da Justiça destruído durante Dark Crisis on Infinite Earths, a Mulher-Maravilha e o Superman pedem ao Asa Noturna liderar os heróis enquanto eles “discutem o futuro da Liga da Justiça”. Vale ressaltar que Dick teve bastante importância nesse mesmo papel durante o evento que acabou.

Agora muito rico, após herdar as propriedades de Alfred, o Asa Noturna decide, então, aceitar esse papel, especialmente depois de receber a “benção” de Batman. Dick vai trazer de volta a Torre Titã e seus colegas para substituir a Liga da Justiça, enquanto os heróis da velha guarda reavaliam suas missões nessa nova DC.

É uma jogada ousada e muito interessante da DC, como há muito não víamos. Trazer de volta os Titãs com a formação clássica é algo que os fãs queriam há muito tempo, e nada mais lógico para renovar os heróis e abrir espaço para a nova geração do que mostrar o amadurecimento da casta anterior. Além disso, as grandes ameaças do mundo agora estão pareadas com o Exterminador, que sempre foi o grande inimigo de Asa Noturna e seus colegas.

Continua após a publicidade

E a Liga da Justiça? Bem, a melhor forma de você provar o quanto alguns heróis fazem falta é mostrar o que acontece com as pessoas e o mundo na ausência deles. É o caminho mais coerente e compreensível que a DC vem tomando há anos, e, agora, há realmente uma chance de novos leitores se juntarem aos veteranos, com a mesma atenção.

Se isso vai realmente dar certo e se provar tão interessante quanto parece, só o tempo dirá.