Publicidade

Justiceiro retoma sua caveira “sequestrada” por extremistas

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

Ultimamente, quem é fã do Justiceiro não tem um minuto de paz. Tudo culpa de uma galerinha extremista chata que só porque tem um revólver acha que pode matar qualquer um que discordar, principalmente os vulneráveis. Essa violência covarde sequestrou o símbolo do Justiceiro, como se o personagem fosse o auge desse comportamento — uma clara confirmação de que nunca abriram um gibi de Frank Castle.

Originalmente introduzido em The Amazing Spider‑Man #129, em 1974, o logotipo do Justiceiro tornou-se um símbolo amplamente reconhecido tanto nos quadrinhos quanto na cultura pop. Uma marca para quem entende que a violência desmedida de Castle é contra autoridades injustas e criminosos — e que, mesmo assim, sempre fica só ali no gibi, como um escape ao entretenimento.

Contudo, um bando de cretinos hipócritas sequestraram o logo do Justiceiro, e, desde então, a Marvel, e até um dos maiores escritores do Justiceiro, Chuck Dixon; e o próprio ator que vive Castle no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês, tentam explicar didaticamente que o personagem não tem nada a ver com caracterização que as vozes das cabeças dessas pessoas inventaram.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Há quase duas décadas, o emblema tem sido apropriado por grupos extremistas, policiais e militares, que até mesmo chegando a distribuir adesivos e camisetas com a logo do Justiceiro em evento no Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

Gerry Conway, cocriador do personagem, criticou duramente esse uso indevido, comparando a apropriação da caveira por forças de segurança com o uso da bandeira confederada em prédios oficiais. Em resposta, a Marvel decidiu abandonar o símbolo tradicional dentro da cronologia dos quadrinhos.

O retorno da logo tradicional

Depois de trazer o Justiceiro do limbo editorial, principalmente por conta de sua integração ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), a Marvel Comics optou por ainda manter a versão clássica no selo Red Band; e uma reformulação da caveira no título da linha Marvel Knights — ambas conectadas à continuidade

Em 2022, Frank Castle abandonou o símbolo icônico em favor de uma nova variante inspirada na organização Tentáculo, e adotou um logotipo reinventado, com aparência de oni — o demônio da mitologia japonesa com chifres curvados, dentes monstruosos e traços infernais. 

E, em 2023, Castle apareceu pela última vez no Universo Marvel em Punisher #13, de 2023, preso no Mundo Estranho da realidade alternativa, movido pela fantasia, sem nenhuma lembrança de sua vida como Justiceiro.

Continua após a publicidade

Então, após Frank Castle ser exilado para uma dimensão alternativa, ele foi substituído por Joe Garrison, cuja armadura de alta tecnologia criou um símbolo de caveira preto e branco. Enquanto isso, no Universo Ultimate, o Justiceiro manteve sua caveira tradicional, mas foi reimaginado como um serial killer que inspirou grupos neonazistas modernos.

Agora, em Marvel Knights: The World to Come, a trama mostra um Justiceiro mais velho em uma armadura corporal preta, com listras brancas destacando os olhos, nariz e dentes de sua caveira icônica. No entanto, esse design se espalha pela superfície do traje, transformando o corpo de Castle na "caveira" e evitando seu logotipo clássico.

Juntamente com Marvel Knights, a Marvel anunciou o lançamento de Punisher: Red Band. Este título exclusivo para adultos verá Frank Castle retornar à continuidade principal da Marvel, mais uma vez assumindo o nome Justiceiro.

A arte da capa de Marco Checchetto mostra o Justiceiro usando o icônico logotipo da caveira, sugerindo que a Marvel está de fato retornando Frank ao seu símbolo clássico em suas histórias tradicionais, para a alegria dos fãs.

Continua após a publicidade

Punisher: Red Band #1 será lançado no mercado gringo em 10 de setembro, seguido por Marvel Knights: Punisher #1 em 8 de outubro.

Leia mais:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*