Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HQ revela inspiração do Batman para criação da Batcaverna

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Maio de 2022 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/DC
Reprodução/DC

A Batcaverna é das partes mais conhecidas de todo o universo do Batman, além de ser algo que transcende o Cavaleiro das Trevas ao ponto de ser um dos clichês de super-heróis mais conhecidos de toda a mídia. Mas na vida de Bruce Wayne, de onde surgiu a ideia de criar esse quartel-general?

A série limitada Batman: The Knight, com roteiros de Chip Zdarksy e arte de Carmine Di Giandomenico, conta histórias envolvendo o treinamento de Bruce Wayne para virar o Batman, com vários mentores de diversos lugares do mundo. Na quinta edição, Averu Oblonsky, uma ex-agente da KGB, é apresentada, com Bruce um colega sendo levados até sua base secreta de operações.

Continua após a publicidade

Nessa base, uma "caverna" utilizada para guardar todos os seus equipamentos de sua atividade como uma espiã freelancer, Oblonsky explica para Bruce e seu amigo que aquele é o único local em que ela pode ser ela mesma, sem precisar estar disfarçada ou investigando alguma coisa — quase como que um refúgio do resto do mundo, em que a personagem pode se conectar com sua verdadeira essência.

Considerando que anos depois, Bruce Wayne também passará muito de seu tempo em uma caverna parecida com a de Oblonsky, e que todo o equipamento da operação do Batman também está armazenado nessa localização, é interessante pensar que o bilionário também utiliza o local como algo mais reflexivo, em que ele pode ser seu verdadeiro eu sem precisar se esconder por máscaras — seja ela do de herdeiro de família nobre ou mesmo de super-herói.

É claro que a Batcaverna, quando foi criada em 1944, não tinha esse subtexto, sendo muito mais um esconderijo do Batman feito para cativar leitores. Porém, com as décadas passando e o herói se adaptando cada vez mais, parece natural que situações ao redor do mito do Cavaleiro das Trevas comecem a assumir mais importância sentimental para o herói - configurando o famoso desenvolvimento de personagem, tão procurado em diversas narrativas.

Continua após a publicidade

Fonte: CBR