Publicidade

HQ com os X-Men confirma a fuleiragem por trás da morte da Ms. Marvel 

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Atualização: no final da manhã desta sexta-feira (14), a Marvel Comics confirmou que Ms. Marvel vai mesmo voltar como mutante, e, aparentemente, também terá poderes semelhantes aos da série do Disney+, ao mesmo tempo que continuará também com suas habilidades naturais de alteração corporal.

Matéria original:

Normalmente, a retroalimentação que acontece entre as produções da Marvel Studios e da Marvel Comics costuma gerar bons frutos, e facilita bastante a entrada de novos leitores, já que os eventos e personagens ficam alinhados de forma que a audiência do cinema possa reconhecer os heróis e vilões nos quadrinhos. Contudo, em algumas situações, a Casa das Ideias força a amizade.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um dos maiores exemplos é o que aconteceu com Nick Fury. Como a versão de Samuel L. Jackson no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) foi baseada na caracterização inspirada no próprio ator em Os Supremos, a versão mais realista e extrema dos Vingadores da era “Ultimate”, a Marvel Comics deu um “jeitinho” de encaixá-lo na cronologia oficial.

Para quem não sabe, o Nick Fury original era um personagem bastante importante, como um dos pilares históricos da evolução da própria Marvel Comics. Para ter uma ideia, ele tinha um peso semelhante ao do Capitão América, como uma figura que fazia parte da transição da Era de Ouro, de Prata e de Bronze dos quadrinhos, chegando até a Era Contemporânea da Nona Arte.

Mas como a versão de Samuel L. Jackson emplacou, a Marvel Comics deu um jeito de aposentar o superespião, inventando um filho parecido com o ator, só para que ficasse alinhado ao MCU. A Casa das Ideias já havia sincronizado outros personagens de forma mais inspirada, mas, nesse caso, foi realmente uma coisa forçada.

E agora… ela fez algo parecido com a Ms. Marvel.

Como a Ms. Marvel vai voltar como mutante?

Tudo bem que a transição da Ms. Marvel de inumana para mutante ainda não foi confirmada, mas tudo leva a crer que isso realmente será cometido. Antes de mais nada, é preciso lembrar por que a personagem teve origem inumana, e não mutante. Quando ela foi criada, o chefão da Marvel Entertainment ainda era Ike Perlmutter, que brigava com a Fox Films, devido à inflexibilidade do estúdio em ceder personagens dos X-Men e do Quarteto Fantástico para a Marvel Studios.

Perlmutter baixou uma diretriz absurda que, basicamente, “aposentava” temporariamente ambas as propriedades. Os X-Men passaram um bom tempo em segundo plano, e o Quarteto Fantástico simplesmente desapareceu das revistas — e nada dessas duas franquias figurou no merchandising da Marvel durante alguns anos.

Continua após a publicidade

Quando a Ms. Marvel estreou, em 2013, a Marvel a caracterizou como inumana porque a ideia de Perlmutter era substituir os X-Men pelos Inumanos. Assim, a Fox não teria mais uma propriedade para explorar nas telonas, porque Kamala Khan não seria parte do pacote de direitos de adaptação comprados pelo estúdio.

E aí, depois que a compra da Fox pela Disney foi concretizada em 2019; e com a transição de Kevin Feige de diretor da Marvel Studios para chefe da Marvel Entertainment, os X-Men e o Quarteto Fantástico voltaram a ser relevantes nos quadrinhos. E, após o lançamento da série da Ms. Marvel no streaming Disney+, já dava para notar sinais de que a personagem teria sido concebida inicialmente para ser mutante, e não inumana.

A atração das telinhas mudou os poderes da jovem heroína e a classificou como mutante. E como ela é uma heroína importante para um nova geração mais diversa de leitores, a Marvel Comics não se aguentou e teve que dar um “jeitinho” de sincronizá-la com sua versão do MCU.

Continua após a publicidade

Ninguém entendeu inicialmente porque uma personagem tão jovem, e sem uma cronologia confusa, morreu recentemente nas páginas da revista do Homem-Aranha. Contudo, a discreta publicação de Fallen Friend: The Death of Ms. Marvel aponta qual foi a razão de Kamala Khan bater as botas em uma trama tão insossa.

Na HQ, há uma página extra que confirma a jogada irritante da Marvel: a edição toda tenta emocionar os leitores com velório completamente sem clima, mas em nenhum momento consegue esconder que a Casa das Ideias subestimou os fãs. Nesse epílogo, Ciclope, Wolverine, Miles Morales e outros personagens passam a vergonha de sugerir que a os X-Men deverão usar os protocolos de ressurreição de Krakoa para trazer de volta Kamala Khan, mas como uma mutante — e, possivelmente, com os poderes alterados de forma que sejam parecidos com o que foram apresentados na série do Disney+.

Tudo bem que manter um universo transmídia sincronizado como a Marvel faz é algo inédito e bastante difícil no mercado de entretenimento, mas essa transição da Ms. Marvel talvez tenha sido a jogada mais escrota que a Casa das Ideias tenha executado nos últimos anos. Nem dá vontade de aguardar para confirmar, porque a preguiça com essa pobreza de criatividade irrita até um padre.

Continua após a publicidade

Não recomendo a leitura e nem vou acompanhar, vamos dar nota zero pra Marvel nesse episódio e apenas aguardar essa transição passar logo para não ter que lembrar dessa fuleiragem.