Publicidade

Há quantos anos Batman atua no combate ao crime?

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Março de 2022 às 21h40

Link copiado!

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics

Acompanhar quadrinhos de super-heróis por muitos anos pode fazer o leitor ficar um tanto perdido com incoerências da cronologia destes universos. Um bom exemplo disso é o Batman. Ele surgiu há mais de 80 anos, mas dentro das histórias, há quanto tempo exatamente o Cavaleiro das Trevas atua combatendo o crime?

Encontrar a resposta pode ser complicado, mas o portal CBR tentou observar a evolução do herói e outros personagens do seu núcleo. A primeira vez em que a DC tentou responder a sério foi na época do reboot Novos 52, em 2011. A editora afirmou que Batman e o resto da Liga da Justiça estavam na ativa por cinco anos.

O detalhe é que durante este mesmo tempo, o Homem-Morcego aparentemente manteve sua cronologia de décadas de pré-reboot, o que significava que lutou com quatro Robins diferentes; além disso, Dick Grayson e Damian Wayne tinham assumido o lugar dele por quase um ano. Confuso? Tem mais: o Batman dos Novos 52 fez tudo isso e só tinha até então vinte e poucos anos de idade.

Continua após a publicidade

Agora, com a saga Fronteira Infinita restaurando toda a história da DC, toda a carreira do Cavaleiro das Trevas também foi recuperada na íntegra. Isso aumentou o tempo de carreira para além de cinco anos, claro. Considerando que ele está ativo por mais de dez anos desde sua nova vida após 2011, e incluindo aí nesse meio tempo um aumento da Bat-Família, dá para supor que Batman está em ação por aproximadamente 20 anos.

Isso se explica pelos Robins. Dick Grayson foi adotado por Bruce Wayne quando ele tinha oito anos, embora algumas histórias digam dez ou 12. Graças a Batman: Ano Três, podemos deduzir que o Cruzado Encapuzado estava ativo há dois anos antes. Embora a idade específica do Asa Noturna (atual codinome de Grayson) não tenha sido declarada recentemente, pode-se supor que ele está na casa dos 20 e poucos anos.

Assim, Dick teria, no mínimo, 20 anos quando se tornou Batman ao lado do Robin de Damian. E como este último tinha cerca de oito anos quando foi lançado na DC, ele provavelmente teria nove anos quando se tornou Robin. A atual série solo de Damian mostrou seu aniversário. Como ele fez 13 anos no DC Renascimento, ele deve ter 14 anos agora. Isso faria Dick ter 24 no mínimo, mas é mais que provável que ele seja mais velho, já que Jason Todd e Tim Drake se tornaram o Robin depois que ele saiu aos 18 anos.

Continua após a publicidade

Outra forma de calcular é usando Tim Drake. O terceiro Robin estreou durante o enredo do Ano Três. Ele conheceu um jovem Dick no dia em que os Graysons Voadores morreram, quando criança. Ele nem tinha três anos naquele momento. Isso significa que Batman deve estar ativo um pouco mais de tempo do que Drake está vivo. A atual revista Detective Comics pós-Renascimento mencionou que Tim foi aceito na faculdade; e sua história em Batman: Urban Legends mencionou que ele desistiu de ir. Se Tim tinha cerca de 18 anos quando foi aceito, e um ano se passou para Damian entre aquela época e agora, então isso faria Drake ter 19 anos.

Em resumo, se Batman está ativo há mais tempo do que Tim está vivo, assim, atualmente, ele deve combater o crime por aproximadamente 20 anos. Isso se encaixa com o crescimento do seu núcleo. No entanto, Tim tornou-se Robin aos 13 anos e permaneceu no papel por um tempo, o que é algo que não se alinha totalmente com o cronograma de combate ao crime de Damian. Isso sugere que Tim pode ter mais de 19 anos. Se for esse o caso, então o Cavaleiro das Trevas pode ter começado por alguns anos a mais do que o estimado.

Fonte: CBR