Publicidade

Gibi da Marvel com capa da DC é até hoje uma das HQs mais raras

Por  |  • 

Compartilhe:
Marvel/DC
Marvel/DC

Imagine você entrando em uma loja de quadrinhos, em busca de seu gibi favorito, nesse caso de Novos Titãs, da DC Comics. Ao chegar em casa para ler, a edição revela que, na verdade, o miolo traz uma história da concorrente Marvel Comics.

Foi o que aconteceu com um exemplar muito raro de New Teen Titans #6, de abril de 1981, que trouxe páginas da Marvel-Two-In-One #74, com uma aventura do Coisa, do Quarteto Fantástico, contra o vilão Mestre dos Bonecos. Essa criatura foi colocada em leilão em 2020 com o lance mínimo de US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 6,3 milhões na conversão direta).

Mas como diabos aconteceu isso? Bem, no começo dos anos 1980, a Marvel Comics usava a Ronald’s Printing, no Canadá, para fazer a publicação de seu catálogo. Mais ou menos na mesma época, a DC Comics decidiu fazer o mesmo, porque a impressão da companhia canadense oferecia uma qualidade melhor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em vez de 65 DPI de resolução, era possível ter páginas de 120 DPI, com um equipamento que permitia produzir 60 mil seções de 16 páginas por hora. E foi em algum momento desse processo que o erro aconteceu — e assim nasceu o bebê mutante Marvel-Two-In-One #74 com carinha de New Teen Titans #6.

Segundo a descrição do produto para ser arrematado no eBay, na época a Ronald’s Printing costumava produzir alguns volumes a mais de exemplares com mais probabilidade de saída.

Isso agilizava bastante a pronta-entrega para a distribuidora Diamond, que então podia recompor seu estoque rapidamente. O mais provável é que a pilha da Marvel foi misturada com a da DC na hora do grampeamento da revista.

Isso teria acontecido com três raríssimos exemplares e o que está à venda foi o único que teve sua autenticidade assegurada pela Companhia de Garantia de Certificado.

Quem diria que um filho bastardo de duas rivais valeria tanto, não?