Publicidade

Editor de X-Men nega trisal Wolverine/Ciclope/Jean Grey — mas todo mundo viu

Por| 03 de Junho de 2024 às 14h02

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Uma das mudanças mais bem-vindas durante a Era Krakoana que trouxe a utopia mutante mais uma vez em um cantinho só para os Filhos do Átomo no Universo Marvel foi o desenvolvimento do já datado triângulo amoroso formado por Wolverine, Ciclope e Jean Grey para um relacionamento aberto em todo mundo se pega. E o novo editora da linha rejeita essa ideia e vai fingir que nada disso aconteceu —  mas todo mundo viu.

Jonathan Hickman deu aos Filhos do Átomo algo que faz completo sentido: se os mutantes existissem de verdade, provavelmente teriam dinâmicas, eventos, idiomas, ciências e formas de ser relacionar que, embora inicialmente parecidas com as dos humanos, ao longo do tempo desenvolveriam aspectos únicos e específicos.

Hickman lutou bastante para ao menos plantar algumas sementes, que, infelizmente, nunca se transformaram em algo substancial. E uma delas foi a sugestão de um relacionamento poliamoroso entre Scott, Jean e Logan, que chegou a ser mencionada várias vezes no início da Era Krakoana, mas depois nunca mais foi desenvolvida pelo próprio criador ou por qualquer escritor envolvido nessa fase. 

Continua após a publicidade

E, ainda que as ideias de Hickman tenham dado um novo fôlego, e, de quebra, revitalizado e resolvido problemas de continuidade na, uma boa parte delas foram consideradas progressivas demais para a ala conservadora dos leitores e da própria Marvel Comics.

Assim, com a Era Krakoana quase completando cinco anos, a Marvel deixou claro que haveria mudanças no status quo dos mutantes, assim como no volume de lançamentos quanto no próprio comando, com Jordan D. White deixando o cargo que ocupava desde 2018 para ser substituído por Tom Brevoort.

Novo editor dos X-Men nega “trisal”

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

De acordo com o novo editor-chefe da franquia X-Men, Tom Brevoort, o relacionamento poliamoroso entre Wolverine, Jean Grey e Ciclope sugerido pela Era Krakoana não será transferido para o iminente relançamento da próxima fase, From the Ashes. Só que, mesmo ele dizendo aos fãs que essa dinâmica sequer foi considerada canônica quando ficou nas entrelinhas pela primeira vez, muitos leitores pensam o contrário.

Em uma rodada de respostas para fãs no fórum Substack, Brevoort respondeu a uma leitora se o status de relacionamento de Jean, Scott e Logan morreria com Krakoa. O editor não somente confirmou que sim como também rejeitou categoricamente qualquer mérito dessa ideia em primeiro lugar.

Sobre o “trisal”, Brevoort foi taxativo: “Não creio que tenha havido muita coisa na página de qualquer uma das histórias de Krakoa que dissesse algo desse tipo. Jonathan talvez tenha sido atrevido em uma ou duas entrevistas, como é seu costume, mas se não estiver na página, não está no palco, e não me lembro de haver muita ação na página que precisasse ser abordada”.

Continua após a publicidade

Brevoort até pode ter certa razão de dizer que o “trisal” nunca efetivou ação alguma na páginas, pois tudo ficou nas entrelinhas, inclusive o relacionamento de Wolverine e Ciclope sem nem mesmo Jean Grey estar presente. Mas, embora as sugestões fossem bem discretas, as mensagens no subtexto eram muito claras.

E, embora muita gente quisesse realmente que o triângulo amoroso realmente fosse atualizado com algo mais verossímil do que mais de 60 anos da mesma tretinha de Logan e Scott pela atenção de Jean, não foi dessa vez que o trisal saiu do papel — e pode ser que nunca mais saia, mesmo todo mundo tendo visto vários sinas disso por aí no começo da Era Krakoana.