Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DC Comics vai liberar texto nunca publicado de saga revolucionária de Alan Moore

Por| 18 de Agosto de 2020 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/13th Dimension
Reprodução/13th Dimension

Em julho, falamos aqui no Canaltech sobre Twilight of the Superheroes (Crepúsculo dos Super-Heróis, na tradução livre), uma saga que revolucionaria o Universo DC — e todo o mercado do final dos anos 1980. Essa história só não saiu do papel porque a editora caminhava para um caminho diferente da proposta de Alan Moore, que posteriormente viria a brigar com a direção, deixando, assim, esse incrível texto de lado para sempre. O roteiro já teria vindo à tona em meados de 1990, quando a internet se tornou popular, mas ninguém sabia exatamente se era autêntico. Agora, a própria DC Comics confirma sua veracidade, e mais: ela mesmo vai revelá-lo por completo, como bônus de uma edição especial.

Twilight of Superheroes seria o “Game of Thrones” dos heróis da DC Comics, uma década antes do primeiro livro de George R. R. Martin. Na trama (que você pode ler por completo no primeiro link acima), Alan Moore empresta o “Ragnarok” da mitologia nórdica para imaginar um “fim” definitivo para os super-heróis do Universo DC.

Continua após a publicidade

A aventura aborda viagem no tempo e os personagens John Constantine e Rip Hunter tentando evitar um futuro apocalíptico, em que os superseres se reuniram em “Casas”, que representam dinastias de cada cantinho da DC Comics. Há uma grande reviravolta na trama, além de uma invasão alienígena e, no final, ela basicamente ampliava o conceito de Multiverso.

Acontece que, apenas dois anos antes de Moore levar essa proposta para a direção, a DC Comics tinha feito exatamente o inverso: com Crise nas Infinitas Terras, ela basicamente tinha acabado com problemas de cronologia e propriedades “fora do tempo”. Então, reabrir o Multiverso quando ele acabava de ser fechado era algo que, claro, não fazia sentido naquele momento (embora tenha sido exatamente o que aconteceu nas décadas seguintes…).

Edição com o lendário roteiro chegará em dezembro

Continua após a publicidade

A DC Comics divulgou recentemente a abertura de solicitação oficial às edições de capa dura do especial DC Through the ’80s: The End of Eras, que trará as histórias clássicas do início da Era de Bronze dos quadrinhos, um período conhecido por levar os heróis a caminhos mais realistas e sombrios. Entre as revistas compiladas está Superman: O que aconteceu com o Homem de Aço?, produzida por Alan Moore e Curt Swan em 1986 e considerada por muitos, até hoje, a melhor do personagem.

E olha o detalhe no final desse anúncio: “Também inclui novos ensaios sobre esta era incrível, com astros dos quadrinhos como Jack C. Harris, Elliot S! Maggin, J.M. DeMatteis, Andy Kubert; e mais: apresenta o texto completo da lendária e nunca publicada proposta de Twilight of Superheroes, de Alan Moore!”

Vale destacar que Moore e a DC Comics não se falam há quase duas décadas. Assim como tudo inspirado em sua obra e que foi lançado desde 2000, esta edição não deve ter sua bênção. DC Through the ’80s: The End of Eras chega às prateleiras gringas no dia 15 de dezembro, a US$ 49,99 (R$ 327,88 na cotação direta e sem taxas). Ainda não há previsão de publicação no Brasil.

Continua após a publicidade

Fonte: CBR