Publicidade

Darkseid finalmente concretiza devaneios proféticos 16 anos depois

Por  | 

Compartilhe:
DC Comics
DC Comics

Darkseid sempre foi considerado o vilão supremo da Liga da Justiça e o maior rival cósmico do Superman. É verdade que ele foi usado à exaustão como antagonista dos heróis do Universo DC ao longo dos anos, e a DC Comics, que vem reestruturando suas propriedades, também promoveu mudanças para tornar o personagem de 54 anos mais interessante. E sua recente transformação finalmente concretiza devaneios profetizados há 16 anos.

Atenção para spoilers de DC All In Special #1!

Darkseid é conhecido como o inimigo de toda a vida e do livre arbítrio, e é por isso que está constantemente em busca da Equação Anti-Vida. Por décadas, ele vem tentando dominar o Universo DC e subjugar as mentes de todos para servi-lo; e, claro, sempre é frustrado por Superman e a Liga da Justiça.

Com o poder da Anti-Vida, Darkseid seria capaz de assumir instantaneamente o controle de todo o livre arbítrio. Ele vem tentando entender a equação há décadas e, nas páginas de Crise Final, evento em que o “mal venceu” em 2008, finalmente conseguiu — mas não por completo. A Terra e dezenas de heróis foram escravizados e transformados em servos, e apenas um punhado de humanos sobreviveram e tentaram resistir às novas diretrizes sombrias.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Crise Final foi um grande evento que reformulou a interação dos Novos Deuses, e foi a primeira vez que Darkseid por pouco não venceu. O vilão quase conseguiu dominar o universo, mas foi interrompido porque Metron concedeu aos heróis a resposta de que precisavam para quebrar o controle da mente.

Foi o momento em que Darkseid estava mais próximo da vitória, e, depois de aparentemente matar Batman, provocou Superman com questionamentos que se tornaram icônicos: “O que o Superman fará quando o próprio universo for Darkseid, quando todos forem Darkseid? O Superman se tornará o inimigo da existência?”.

Eis que, após 16 anos, esses devaneios provocativos com verniz profético realmente se concretizaram.

Como Darkseid concretizou suas profecias?

Embora a Crise Final tenha ficado para trás, aquelas frases assustadoras voltaram. Nos últimos anos, Darkseid vinha acumulando conhecimento sobre o novo Multiverso DC, agora sem a mítica Muralha da Fonte. Recentemente, o vilão descobriu que faz parte de uma energia conectada a todos os mundos da editora. 

Ultimamente, ele andava procurando uma forma de morrer e acabar com seu sofrimento, quando o multiverso foi selado de interações constantes, após a última Crise Sombria nas Infinitas Terras, em 2023. Contudo, ao entender que sua energia faz parte do Multiverso DC, deu um jeito de transferir sua essência maligna a um mundo conhecido como Elseworld, que não era citado desde sua revelação na saga Noites de Trevas: Death Metal, em 2021.

Continua após a publicidade

Assim, ele criou uma versão distorcida da Terra Primária, substituindo a influência esperançosa e boa do Superman por uma realidade em que as vibrações negativas são as que ditam a existência. E esse é o mundo conhecido agora como Universo Absoluto (ou Absolute Universe).

Ou seja, após 16 anos, Darkseid criou sua realidade maligna. Um lugar sombrio e corrupto onde nos perguntamos “o que o Superman fará quando o próprio universo for Darkseid, quando todos forem Darkseid”. E assim, o vilão concretizou seus devaneios proféticos: “O Superman se tornará o inimigo da existência?”.

Leia mais:

Continua após a publicidade