Publicidade

Coringa | DC finalmente acaba com mistério sobre origem após 84 anos

Por| 07 de Fevereiro de 2024 às 19h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

A origem do Coringa é um dos maiores mistérios ainda pendentes no Universo DC. Ao longo de seus 84 anos de vida, o personagem ganhou várias “dicas” de possíveis detalhes a respeito de seu passado. E agora a DC Comics finalmente confirma que alguns deles são realmente canônicos.

Atenção para spoilers de Batman #142!

Em Batman #142, lançado recentemente, um flash-forward mostra um Bruce Wayne mais velho examinando o corpo do Coringa, e, ao encontrar uma pílula feita do mesmo material do capacete do Capuz Vermelho, ele se pergunta como ela se conecta à Máscara Vermelha, formando os Três Coringas — já falamos sobre as três versões do Palhaço do Crime em outras matérias.

Continua após a publicidade

Em seguida, a trama mostra alguns flashbacks do clímax de Batman — A Piada Mortal, em que o Capuz Vermelho se torna o Coringa. Só que aí é que a DC confirma oficialmente esse trecho, que não era canônico, como parte oficial do Universo DC: nesse momento, uma sequência inédita revela três Coringas se afastando do banho químico naquela noite. 

Uma das duplicatas pede desculpas a uma mulher, aparentemente aleatória, prometendo consertar as coisas; acreditando erroneamente que ela seja sua esposa.

Primeira vez que origem é confirmada

Continua após a publicidade

Como dito anteriormente, a origem do Coringa vem sendo guardada há décadas, e o mais próximo que os fãs chegaram de algo mais próximo de seu passado foi em Batman — A Piada Mortal. Na trama oitentista, criada por Alan Moore e Brian Bolland, um comediante fracassado, após uma série de eventos trágicos, acaba se tornando o Palhaço do Crime.

Contudo, mesmo naquela história, o próprio Coringa havia admitido não se lembrar completamente de sua vida antiga, deixando essa “origem” como uma possível interpretação de eventos que poderia ou não ter acontecido. Só que em Batman: Três Coringas, que também não havia confirmação de se tratar de uma publicação canônica, o enredo leva em consideração o ocorrido em Batman — A Piada Mortal.

E, mais recentemente, quando Batman enfrentou o Máscara Vermelha, um experimento acabou criando duas cópias do Coringa. E isso é finalmente revisitado agora, em Batman #142, conectando esse evento com o que havia acontecido em Batman — A Piada Mortal

Continua após a publicidade

Ou seja, embora a origem completa do Coringa continue sendo um grande mistério do Universo DC, a editora finalmente confirma que o passado revelado inicialmente em Batman — A Piada Mortal, é realmente o “verdadeiro”. Isso com certeza vai levar a outros questionamentos cronológicos muito em breve, já que boa parte dos fãs acreditavam que o final da graphic novel de Moore e Bolland sugeria o assassinato do Palhaço do Crime nas mãos de Batman, por exemplo.

Bem, como sabemos, nos quadrinhos tudo pode mudar. Mas, por enquanto, parte desse mistério parece estar finalmente solucionado.