Coringa confirma ao Batman uma terrível verdade velada há 84 anos
Por Claudio Yuge |
A rivalidade entre o Batman e o Coringa já dura décadas, o que levou ambos a um relacionamento complexo e distorcido; uma irresistível e perturbadora relação de amor e ódio. Isso era mostrado de maneira mais velada nas entrelinhas entre os anos 1980 e 2010, contudo, nunca ficou tão claro em um arco atual que tem explorado o primeiro ano de crimes do Palhaço do Crime.
- Batman | HQ revela detalhe surpreendente na origem do Coringa
- Nova HQ explica por que o Coringa vive contando piadas para o Batman
Atenção para spoilers de Batman #144!
Em Batman #144, lançado recentemente, o Cavaleiro das Trevas se vê em mais um das armadilhas mortais do Coringa, e, novamente, consegue escapar. Mas a conversa entre os rivais na conclusão da trama confirma a complexidade do relacionamento de ambos, inclusive o fato de, na verdade, depois de 84 anos de história, os leitores finalmente tendo a validação explícita de que o Palhaço do Crime poderia ter destruído seu arqui-inimigo diversas vezes, mas deixou-o vencer esse tempo todo.
Na trama, o Coringa libera um vírus que causa pandemia de riso em todo o mundo, e, claro, Batman fica desesperado em busca de uma cura ou algo para amenizar essa situação. Mas o “maior detetive do mundo” não consegue desvendar esse mistério.
Quando a coisa parece que vai terminar mesmo em uma inevitável tragédia, o próprio Palhaço do Crime fornece uma pista para que o herói consiga desenvolver um remédio e trazer as vítimas de volta ao normal.
Como a terrível verdade se confirma?
Depois de ver o Coringa levar o mundo à destruição, sem conseguir encontrar uma solução sozinho, Batman questiona quantas vezes seu inimigo poderia ter vencido se quisesse. O próprio vilão confirma que poderia tê-lo matado a qualquer momento ao longo dos anos, e que ele deixou o herói viver porque ele ama o Homem-Morcego.
É claro que Bruce Wayne não deixaria o Coringa entrar assim completamente em sua mente, e também diz que o vilão só está vivo porque o herói deixou-o viver, mesmo o odiando. Isso sempre esteve nas entrelinhas do conflito entre ambos, e, se ainda não estivesse claro para todo mundo, agora está explicitamente validado pelas palavras de ambos.
E, com isso, a DC também assume de vez para os fãs que Batman precisa do Coringa e vice-versa; e que nenhum dos dois nunca matará um ao outro, em uma rivalidade que durará para sempre.