Publicidade

Conan, o Bárbaro, dá adeus à Marvel após décadas de publicação

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Maio de 2022 às 22h40

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Conan, o Bárbaro, em breve deixará a Marvel com a conclusão da série King Conan, de Jason Aaron e Mahmud Asrar, em julho. De acordo com o Bleeding Cool, a última edição será a número 6, trazendo um fim definitivo para o último arco de histórias do personagem na editora.

Apesar de ter uma legião de fãs de suas HQs, Conan não é uma criação da Marvel e sequer surgiu na mídia quadrinhos. Ele foi criado por Robert E. Howard em uma série de histórias de fantasia publicadas nas antologias literárias Weird Tales, em 1932.

Após a morte do escritor, seus herdeiros passaram a licenciar o personagem para várias mídias, e a Marvel o "adotou" nos anos 1970 até agora. Ele fez aparições esparsas no universo regular de heróis, como na série Savage Avengers, uma versão mais agressiva dos Vingadores. Também foi publicado pela Dark Horse a partir dos anos 2000.

Continua após a publicidade

Conan e os demais personagens de Robert E. Howard, como Kull e Solomon Kane, são de propriedade da Conan Properties International e licenciados pela Cabinet Entertainment. De acordo com o Bleeding Cool, ambas as empresas são controladas por Fredrik Malmberg, cofundador da editora sueca de RPG Target Games e CEO da Paradox Entertainment.

As empresas agora desejam publicar seus próprios quadrinhos de Conan, por isso não renovarão a licença da Marvel. "Tivemos um período maravilhoso com a Marvel, mas no final eles decidiram não estender sua licença para além deste ano", disse Malmberg ao ComicBook. "Conan tem mais de 50 anos de publicação de quadrinhos. Tomamos a decisão de pegar o bastão nós mesmos, não só para Conan, mas todos os outros personagens maravilhosos e propriedades que controlamos. O programa de publicação começará no próximo ano, mas os detalhes exatos ainda não são definitivos."

Continua após a publicidade

Ainda não está claro se a casa do Homem-Aranha poderá continuar relançando material antigo com o personagem durante o período em que teve seus direitos. "Gozamos de um ótimo relacionamento com a Marvel e esperamos fazer crossovers e que Conan apareça de vez em quando em Savage Avengers, mas nada está planejado a partir deste momento", acrescentou o executivo.

Enquanto isso, a Marvel também anunciou uma nova leva de lançamentos com o herói da Era Hiboriana. No segundo semestre, lançará seu sexto volume da Conan the Barbarian Epic Collection, com uma coleção de histórias por mestres como Roy Thomas, John Buscema, Howard Chaykin e Gil Kane. Em dezembro, sai outra coleção, Conan the Barbarian: The Original Marvel Years Omnibus Vol. 10, com uma capa de Todd McFarlane (vista acima).

Fonte: Bleeding CoolComicBook