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Como o desenho noventista dos X-Men inspirou famosa saga das HQs

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Quem acompanha tanto a Marvel Studios como a Marvel Comics atualmente percebe facilmente que as duas subsidiárias da Marvel Entertainment têm mantido uma relação de retroalimentação de ideias: os quadrinhos inspiram os filmes e séries, que trazem novas interpretações de conceitos originais, que, por sua vez, retornam para a editora quando fazem sucesso. E, embora muita gente esqueça, esse é um exercício que a Casa das Ideias vem fazendo há um bom tempo.

Prova disso é o que aconteceu com a animação X-Men: The Animated Series e com a saga Era do Apocalipse. Ainda que ambos tenham chegado ao público no mesmo ano, o episódio A Volta do Fanático, que abre a quarta temporada do desenho animado, destaca o vilão Trevor Fitzroy alterando a linha do tempo e provocando a morte prematura de Charles Xavier, anos antes de ele formar os X-Men.

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Como resultado, a realidade foi reescrita e substituída por uma onde uma guerra ruinosa dizimou a Terra. Nessa linha do tempo, a guerra da humanidade com os mutantes foi mais abrangente, com exércitos de drones robóticos devastando dezenas de mutantes. Um grupo de combatentes renegados chamado de Resistência Mutante, liderado por Magneto, ocupava o lugar que seria dos X-Men. Bishop e sua irmã, Shard, deslocados no tempo, tentam reverter as ações de Fitzroy, trabalhando ao lado de Wolverine e Tempestade em uma viagem de volta ao passado.

Artistas confirmam influência da animação na criação de Era do Apocalipse

Ao falar com a Polygon sobre seus episódios favoritos do programa, os criadores da série noventista da animação dos X-Men, Eric Lewald e Julia Lewald, refletiram sobre como o episódio caiu como uma luva para os Filhos do Átomo. De acordo com Eric, a premissa chamou a atenção de Bob Harras, que era o editor dos títulos dos mutantes na Marvel Comics na época.

As duas histórias compartilham muitas semelhanças. Tanto em Era do Apocalipse quanto em A Volta do Fanático, a principal divergência da linha temporal é a morte prematura de Charles Xavier. Em ambos os mundos, é Magneto quem se torna o principal líder dos mutantes; e as duas usam Bishop e seu status de viajante do tempo como um meio de reverter os eventos.

Ambas as histórias até apresentaram casamentos entre os principais mutantes. Na versão em quadrinhos, Magneto e Vampira se casaram e até tiveram um filho, em homenagem a Charles Xavier. Em A Volta do Fanático, Wolverine e Tempestade uniram laços em uma história que levava o preconceito dos mutantes para o campo dos relacionamentos interraciais — algo raro de ver discutido na cultura pop.

Embora Era do Apocalipse tenham um escopo muito maior nos quadrinhos, e tenha causado um impacto até maior, é interessante lembrar que a sincronia que a Marvel Studios tem com a Marvel Comics tem atualmente se deve a um tipo de relacionamento transmídia que a empresa já alimentava em meados dos anos 1990.