Capitã Marvel homenageia passado zoado em capa com seus melhores uniformes
Por Claudio Yuge |
Tudo bem que a Capitã Marvel não teve aquele desenvolvimento inicial de personagem que gostaríamos de ver no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), principalmente porque faltou vê-la crescer em meio a provações constantes em sua família e na Força Aérea Americana — o heroísmo de Carol Danvers floresceu da melhor forma nos quadrinhos quando ela deixou para trás a vontade de “esfregar na cara de todo” para compreender que seu papel é tão grande que sua vaidade e sede de “vingança” não se comparam com a responsabilidade sob seus ombros.
- Capitã Marvel descobre o único herói que agora é imune à sua força
- Crítica As Marvels | Trio principal salva filme da mesmice do MCU
Ainda assim, a história de origem e as caracterizações da personagem foram, pelo menos até agora, muito mais dignos do que nos quadrinhos. Demorou bastante tempo para deixarem de zoar com a história dela, pois ninguém a tratava como uma estrela de franquia. Então, os escritores viviam mudando sua trajetória, motivações — com direito a umas barbaridades que outro dia te conto melhor —, e, especialmente, seus uniformes.
E, agora, mesmo que seu passado nas revistas não tenha sido assim tão grandioso, hoje a personagem já tem estofo e brilho próprio para celebrar todos os trajes que usou ao longo dos anos — até mesmo os mais sexualizados e apelativos. Com o lançamento de The Marvels nos cinemas, a Marvel Comics lançou uma capa comemorativa com todos os uniformes da heroína.
Costumes Through the Ages (ou “Uniformes ao Longo das Eras”, na tradução livre) foi desenhada pelo talentoso artista Russell Dauterman para a capa de Captain Marvel #5, com lançamento gringo esperado para fevereiro. A obra resgata sua estreia como heroína, com aquele traje cafona de umbiguinho à mostra; e também faz uma “turnê” pela história de Carol Danvers, incluindo a “fase maiô”, assim com o moicano e a até sua fase de cabelos flamejantes como Binária.
Dá para notar que os artistas resolveram faz um tempo a apelação sobre o uso de trajes mais sexualizados, deixando mais espaço para os looks militaristas dos dias de hoje. Atualmente, a moça anda bem ocupada, como líder dos Vingadores em The Avengers e, claro, protagonista de sua série solo limitada Captain Marvel: Dark Tempest, além de sua próxima fase no título mensal próprio.