Batman tem plano de contingência para derrotar Shazam de forma humilhante
Por Claudio Yuge | •

Batman é conhecido por ser o herói que mais possui planos de contingência contra os próprios heróis, afinal, ele é humano e jamais vai confiar completamente em seres tão poderosos caminhando pela Terra. E, em uma história de publicada na revista dos Jovens Titãs, o Homem-Morcego na versão de um Tim Drake mais velho mostrou uma medida eficaz, simples e até humilhante de deter o poderoso Shazam — na época, chamado de Capitão Marvel.
- Batman revela o que une seus piores (ou melhores) inimigos
- Shazam ganha visual sombrio que lembra o Adão Negro
Vale destacar mais uma vez que a preparação de Batman contra qualquer tipo de superser teve seu ápice no arco Torre de Babel, publicado entre JLA #43 e #46, de julho a outubro de 2000. Na época, o Homem-Morcego teve seus planos de contingência contra os colegas da própria Liga da Justiça roubados pelo vilão Ra’s al Ghul, o que trouxe muitos problemas para os heróis.
Só que a estratégia inédita e usada em Teen Titans #19, de 2004, foi bem mais simples. Na trama, os Jovens Titãs ficaram presos dez anos no futuro, forçados a lutar contra versões malignas mais velhas de si próprios. Depois que o Robin de Tim Drake foi capturado pelo Batman Tim Drake dessa realidade alternativa, o Capitão Marvel entrou em cena, tentando resgatar seu amigo deslocado no tempo.
O Batman Tim Drake revelou a Shazam que fez “uma pequena gravação… apenas para esta ocasião”, reproduzindo um arquivo de áudio tirado de um momento em que o então Capitão Marvel disse anteriormente as palavras-chave que lhe dão seus poderes. Isso desencadeia a transformação imediata de Shazam no jovem humano Billy Batson, o que torna a tarefa do Homem-Morcego alternativo, de derrotar seu oponente, bem mais fácil.
Usar a própria palavra mágica de Shazam contra ele mesmo foi algo brilhante, que não somente o Batman Tim Drake, como também o próprio Bruce Wayne, teria. Alguns personagens já tiveram técnicas diferentes de deter Shazam, como John Constantine, que já chegou a roubar os poderes do Shazam para enfrentar o Superman, usando suas próprias habilidades de manipular magia; e Superman, que, em Reino do Amanhã, apenas tapou a boca de Shazam para impedi-lo de invocar raios dos céus contra o Homem de Aço.
Mas nunca mais vimos essa estratégia do Batman Tim Drake ser aplicada novamente. Tudo bem que Batman não costuma bater de frente com Shazam, mas está aí uma maneira que Bruce Wayne poderia fazer usar novamente contra alguém tão poderoso como o alter-ego de Billy Batson.