SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Banda punk de John Constantine retorna em grande estilo na DC Comics

Por| 23 de Agosto de 2023 às 18h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Quem acompanha de perto as histórias do bruxo de rua John Constantine sabe que ele teve uma banda punk durante a adolescência, que, aliás, foi protagonista de uma das histórias mais macabras da trajetória do anti-herói da DC Comics. E, em uma esperta jogada pop, a editora trouxe de volta o grupo Mucous Membrane (ou Membrana Mucosa, em tradução livre) em grande estilo.

Atenção para spoilers de Peacemaker Tries Hard #2 e Batman Beyond: Neo-Gothic #1!

Vamos relembrar a banda punk de Constantine. O Mucous Membrane, depois de ser citado pelo bruxo de rua algumas vezes, estreou por completo apenas em Hellblazer #11, publicada originalmente em 1988. A história do grupo fictício acontece em 1977, com seu primeiro show ao vivo em um local chamado Casanova Club em Newcastle.

Continua após a publicidade

A banda de punk new wave punk é formada por John Constantine como vocalista e compositor, Gary Lester como cocompositor e guitarrista, Les como baixista e Benjamin Digby como baterista. Assim como Constantine, a maioria dos membros da Mucous Membrane são ou viriam a ser praticantes de diversas magias. E o quarteto fez relativo sucesso na época, com o hit Venus of the Hardsell.

A faixa aborda a insatisfação do grupo com as dificuldades corrosivas e manufaturadas do mundo que parecem superar o potencial de compaixão da humanidade. Pense aí naquela energia do Jello Biafra misturada com a ousadia dos Sex Pistols e as letras compostas pelo ácido e irônico texto de Constantine.

O fim e o retorno da banda punk de Constantine

Continua após a publicidade

O Mucous Membrane chegou a lançar compactos e até videoclipe em 1978, mas o aparente fim da banda aconteceu no ano seguinte, no Casanova Club, que, além de casa noturna, era um lugar de magia e atividades mais sórdidas por meio de experiências anteriores com o proprietário.

É nesse lugar que Constantine condena acidentalmente uma criança ao Inferno, enquanto o restante da banda passa por uma experiência tão terrível que muda a vida de todos. Constantine passaria os próximos dois anos em um centro de reabilitação mental. Anos depois, Gary Lester foi dominado pelo vício em drogas.

Benjamin Digby superou seus próprios vícios enquanto fazia experiências com o cristianismo e a demonologia, para depois ser morto por um sósia demoníaco de Constantine. O destino de Les permanece desconhecido.

Continua após a publicidade

E como o grupo retornou? Bem, ao que parece Constantine se tornou um astro cult, e a Mucous Membrane entrou para o grupo de clássicos do punk. Em Peacemaker Tries Hard #2, lançado recentemente, Venus of the Hardsell aparece sendo tocada em volume máximo.

Até o futuro Batman, Terry McGuiness, tem um pôster da banda em Batman Beyond: Neo-Gothic #1, embora com grafia alterada. E isso faz sentido, pois Terry frequenta casas noturnas góticas industriais, e certamente tem apreço por outros gêneros punk.

Embora a formação inicial do Mucous Membrane não exista mais, o interesse renovado sugere que Constantine pode ter trazido a banda de volta de alguma forma — o que seria uma boa, até porque a DC Comics tem várias bandas fictícias na ativa atualmente.