“Avante Vingadores!”: quando o grito de guerra surgiu e o que significa?
Por Claudio Yuge |
Um dos vários momentos “choráveis” de Vingadores: Ultimato foi o exato momento em que todas as tropas retornaram e os Vingadores se alinharam para a batalha final contra Thanos e seu exército. Capitão América, depois de ensaiar isso nos filmes anteriores do Universo Cinematográfico Marvel, finalmente fez os fãs explodirem nas salas de cinema ao dizer “Avengers… assemble!” — ou “Avante… Vingadores!” na versão nacional.
- Nova HQ dos Vingadores é o “Cavaleiro das Trevas” do Capitão América
- Não é o Thanos: Marvel revela nas HQs qual vilão vence os Vingadores
Mas quem disse isso pela primeira vez? E quando foi? Qual é exatamente o significado desse grito de guerra? Afinal, “Avante Vingadores!” e “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” são as duas frases mais famosas da Marvel Comics — a segunda até mesmo extrapolou os limites dos quadrinhos e se tornou famosa em toda a cultura pop.
Bem, a frase lendária “Avengers Assemble!” foi pronunciada pela primeira vez por Thor em Avengers #10, publicado em 1964. Na trama, o Deus do Trovão evoca o grito de guerra depois de se libertar da estátua de pedra que se tornou durante uma batalha dos Vingadores contra Immortus e os Mestres do Terror.
Contudo, quando os Mestres do Mal voltam no tempo para impedir que a derrota aconteça, o grito de guerra perdeu um pouco a força, até que voltou a ser usada no ano seguinte, em Avengers #14, novamente pela voz do Deus do Trovão.
Em seguida, Hank Pym, como Gigante, voltaria a dizer o mesmo, até que o warcry finalmente chegasse à boca de quem mais se popularizou: à do Capitão América, em Avengers #16, de 1965.
Não serve apenas para reunir a equipe
A tradução literal de "Avengers Assemble!" vai muito mais de encontro com a noção de se reunir do exatamente “avançar”. A ideia era mesmo de se juntar como preparação para a batalha, entretanto, ganhou um significado mais amplo e nobre ao longo do tempo: fala muito sobre quem são os Vingadores e o que a equipe original representava.
A formação original dos Vingadores tinha Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem-Formiga e Vespa contra um inimigo comum em sua estreia, o deus trapaceiro Loki. Embora a frase “Avengers Assemble!” não seja pronunciada na primeira aventura, a reunião improvável de heróis tão distintos definiu o icônico bordão.
Como dá para notar nos filmes dos Vingadores, o soldado dos anos 1940 detesta o industrialista futurista, que, por sua vez, não vai com a cara com o arrogante deus espacial bêbado — e todos odeiam o cientista nervosinho que se transforma em um monstro verde. Ou seja, os Maiores Heróis do Mundo estão sempre brigando uns com os outros, mas ainda se unem para lutar como um só, na maioria das vezes.
Então, a frase “Avengers Assemble!” vai além do “reúnam-se” e “preparem-se” ou “avante!”: ela suplica para que todos deixem de lado suas diferenças para um bem maior; para que todos se unam mais uma vez em uma poderosa força imbatível contra qualquer tipo de ameaça. É também um pedido para que cada um confie mais no outro.
E, a cada ano que passa, o bordão vem se tornando mais importante, conforme diferentes vozes o usa no campo de batalha. Por isso, é sempre emocionante ver, ouvir ou ler: Avante Vingadores! ou Avengers Assemble!