TikTok | 76% dos usuários estão dispostos a ver anúncios

TikTok | 76% dos usuários estão dispostos a ver anúncios

Por Felipe Demartini | Editado por Claudio Yuge | 06 de Agosto de 2021 às 18h20
Solen Feyissa/Unsplash

Uma pesquisa realizada pelo TikTok revelou que 76% dos usuários estão abertos à visualização de anúncios sobre novos produtos, enquanto um em cada três utilizadores comprou algo que não conhecia ou não pensava em adquirir por conta da publicidade na rede social. Os insights fazem parte de um levantamento que posiciona a plataforma como um espaço de alto engajamento para as marcas, desde que elas também atuem com o mesmo clima “para cima” que é visto nos vídeos dos criadores.

Prova disso é que um total de 67% dos usuários dizem não se incomodar com as propagandas exibidas, desde que elas sejam divertidas. A ideia é que as propagandas se misturem aos conteúdos visualizados normalmente, e 73% apontam esse aspecto e afirmam que a publicidade no TikTok é “única e diferente”. Por isso, recomenda-se que as marcas abracem a criatividade vista nos perfis e criem materiais que se pareçam com os vídeos orgânicos, exibidos aos utilizadores.

Para Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios da rede social, autenticidade e criatividade são as palavras-chave para que marcas e usuários se conectem de forma significativa. Segundo ela, é esse tipo de engajamento que as empresas buscam quando anunciam na rede social e o TikTok, na visão dela, teve impacto positivo em aumentar a relevância das histórias contadas pelas companhias.

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Usuários do TikTok não se mostram avessos a anunciantes, indica a pesquisa (Imagem: Hello I'm Nik/UnsplashCaption)

São conclusões que se encaixam com outros dados da pesquisa, na qual 72% dos usuários que participaram afirmaram que participariam de desafios ou hashtags sugeridos por marcas, enquanto 72% disseram ter mais interesse em saber mais sobre um produto ao terem contato com uma propaganda interessante.

O fator orgânico também se encaixa com o próprio uso da rede social. Entre os entrevistados, 60% alegaram usar o TikTok para encontrar novos criadores e conteúdos interessantes, enquanto 92% dizem ter descoberto algo de que gostaram na rede social. A plataforma estimula que as marcas entrem na conversa para conseguir falar com a comunidade e encontrar formas mais envolventes de atingir o público alvo.

Entre as iniciativas da rede social para aumentar o engajamento e melhorar os insights de publicidade está o TikTok for Business, plataforma de anúncios focada em oportunidades e aumento no valor das propagandas exibidas. De acordo com Comazzetto, a proposta é que mais soluções apareçam no futuro para ajudar as empresas a se conectarem e serem descobertas pelos usuários, da mesma forma que acontece com os criadores de conteúdo.

O estudo de autenticidade divulgado nesta semana foi realizado pela Nielsen, contratada pelo TikTok. Foram entrevistados usuários frequentes de mídias sociais maiores de 18 anos entre o final de fevereiro e o início do mês de março de 2021.

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